Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11631
Título: Identificação dos fatores de influência no treinamento de crianças e adolescentes com ênfase no futebol
Título(s) alternativo(s): Identification of the factors of influence in the training of children and adolescents with an emphasis on soccer
Autor(es): Peressute, Anelize Gabriele
Orientador(es): Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Palavras-chave: Crianças
Adolescentes
Futebol - Treinamento
Educação física
Children
Teenagers
Soccer - Training
Physical education and training
Data do documento: 9-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: PERESSUTE, Anelize Gabriele. Identificação dos fatores de influência no treinamento de crianças e adolescentes com ênfase no futebol. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Cabe aos professores de educação física e técnicos esportivos, dentro de sua atribuição, a missão de estimular o desenvolvimento de forma equilibrada das capacidades técnicas, físicas, psicológicas e táticas de seus alunos, proporcionando um caminho seguro para a formação biopsicossocial destes, fazendo do esporte algo a ser apreciado. Tendo em vista a importância dessa missão, o objetivo deste estudo é identificar os fatores de influência no treinamento de futebol de crianças e adolescentes entre as categorias sub-11 e sub-17 em escolinhas esportivas na cidade de Curitiba/PR. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa é de caráter qualitativo, com ênfase no processo descritivo e interpretativo das informações e, quanto aos meios, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturada sendo a análise de conteúdo a forma escolhida para interpretação dos dados obtidos. A amostra foi composta por cinco participantes, sendo estes treinadores das escolinhas de futebol previamente escolhidas, tendo como critérios de inclusão aqueles treinadores que trabalhavam dentro da faixa etária estudada e excluídos aqueles que não possuem registro no conselho regional de Educação Física (CREF-PR). Dentre os resultados encontrados, verificou-se que três das cinco escolinhas analisadas, realizavam avaliações para “filtrar” os alunos, decidindo se estes permaneciam na escola, ou não, sendo que a maioria pretendia ainda formar atletas, e conceituavam o sucesso da modalidade através do número de atletas formados. Os treinadores enfatizaram que a influência dos pais é muito grande no processo de formação dos meninos, sendo que a cobrança para que estes se tornem atletas é muito grande por parte dos pais. O contexto cultural, também foi apontado como um fator que interfere no ensino do futebol, sendo que no Brasil, o sonho de se tornar jogador profissional é grande pela maioria dos meninos. O sistema imposto aos treinadores também apareceu como fator que colabora para que os jovens comecem a modalidade mais cedo e sejam encaminhados precocemente para categorias de base. Por fim, cabe destacar a pretensão quanto a formação de atletas, a vivência prévia com o futsal, a especialização precoce, o sucesso esportivo, e a influencia dos pais, como alguns dos fatores de influência no treinamento de crianças e adolescentes. Salienta-se portanto, a importância da compreensão desses fatores dentre os individuos que atuam direta e indiretamente com o processo de ensino-aprendizagem dessas crianças e adolescentes como forma de fazer com que o futebol seja uma grande ferramenta não só de treinamento, mas também de formação pessoal.
Abstract: It is incumbent upon physical education teachers and sports technicians, within their attribution, to stimulate the balanced development of the technical, physical, psychological and tactical capacities of their students, providing a safe path to the biopsychosocial formation of these, making the sport something to be enjoyed. Considering the importance of this mission, the objective of this study is to identify the influence factors in the soccer training of children and adolescents between the sub-11 and sub-17 categories in sports schools in the city of Curitiba / PR. As far as methodological procedures are concerned, the present research is qualitative, with emphasis on the descriptive and interpretative process of the information and, in terms of means, bibliographic research and semi-structured interviews are used, content analysis being the form chosen for interpretation of the data obtained. The sample consisted of five participants, being these trainers of soccer schools previously chosen, with inclusion criteria being those coaches who worked within the studied age range and excluding those who do not have a record in the Regional Council of Physical Education (CREF-PR). Among the results, it was verified that three of the five schools analyzed, made evaluations to "filter" the students, deciding whether they stayed in school or not, and most wanted to train athletes, and conceptualized the success of the modality through of the number of athletes created. The coaches emphasized that the influence of the parents is very big in the process of training the boys, and the charging for them to become athletes is whopping on the part of the parents. The cultural context has also been pointed out as a factor that interferes with the teaching of soccer, and in Brazil, the dream of becoming a professional player is big for most of the boys.The system imposed on trainers also appeared as a contributing factor for young people to start early and to be referred early for basic categories. Finally, it is important to emphasize the pretension regarding the formation of athletes, the previous experience with futsal, the precocious specialization, the sports success, and the influence of the parents, as some of the influence factors in the training of children and adolescents. Therefore, the importance of understanding these factors among individuals who act directly and indirectly with the teaching-learning process of these children and adolescents as a way to make football a great tool not only for training, but also for personal formation.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11631
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2017_2_07.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.