Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11635
Título: Protocolo de avaliação do desempenho tático individual de atletas de futebol em situação de jogo
Título(s) alternativo(s): Assessment protocol of tactical behavior from soccer players during the soccer match
Autor(es): Denis, Ricardo Silva
Orientador(es): Legnani, Elto
Palavras-chave: Futebol
Tática
Jogadores de futebol - Avaliação
Futebol - Treinamento técnico
Educação física
Soccer
Tactics
Soccer players - Evaluation
Soccer - Coaching
Physical education and training
Data do documento: 22-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: DENIS, Ricardo Silva. Protocolo de avaliação do desempenho tático individual de atletas de futebol em situação de jogo. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Introdução: O futebol evoluiu ao longo do tempo, desde a sua criação na Inglaterra no século XIX até hoje, se tornando um dos esportes mais populares no mundo. O esporte que antes privilegiava atletas fortes física e tecnicamente, hoje exige cada vez mais que seus atletas sejam completos, adicionando a tática e a psicologia como necessidades essenciais em cada atleta. Desta forma, este estudo teve como objetivo elaborar e validar um protocolo para avaliar o desempenho tático de jogadores de futebol em situação de jogo. Metodologia: O estudo foi desenvolvido em duas etapas: 1) elaboração de um protocolo para avaliar o desempenho tático de atletas de futebol em situação de jogo; 2) validação de conteúdo do protocolo por especialistas na área. O protocolo de avaliação se utiliza de 8 princípios táticos dispostos em uma ficha de avaliação, na qual é feita a anotação das frequências de cada princípio, sendo este realizados ou não pelos jogadores durante suas ações na partida. Ao final das anotações, são gerados indicadores relativos ao desempenho tático de cada atleta avaliado. Na segunda etapa, para validação (lógica, conteúdo e construto), o mesmo foi enviado a oito avaliadores, 4 da área acadêmica (Mestres e Doutores em Educação Física), e outros 4 da área prática, com titulação mínima de especialista, que trabalham diretamente com futebol. Resultados: Após a validação, todos os 12 critérios avaliados foram validados, tendo a maioria recebido as melhores avaliações, estando totalmente adequado com a teoria e a prática, condizendo com a proposta do protocolo. Conclusão: Ao final deste processo, obtemos um instrumento validado, com um índice de validade de 90%, capaz de avaliar o desempenho tático individual dos atletas de futebol em situação de jogo.
Abstract: Introduction: Soccer has evolved throughout time, since its creation in England in 19th century until today; it became one of the most popular sports in the world. The sport that once privileged physically and technically strong athletes, today it demands that the athletes be more and more complete, adding tactic and psychology as essential needs to each athlete. In this way, this paper aims to elaborate and valid an assessment protocol of tactical behavior from soccer players in a game situation. Methodology: This paper was developed in two steps: 1) elaboration of a protocol to assess young players’ the tactical behavior; 2) validation of the protocol’s content by specialists in this field. This protocol is composed by assessment form. This form is based on eight tactical principles and had to be filled out with the frequency of each principle, done or not done by the players during the soccer match. In the end, indicator rates of the tactical behavior of each athlete will be evaluated. In the end, indicator rates of the tactical behavior are generated for each evaluated athlete. In the second step, in order to validate (the logical, content and construct), the protocol was sent to eight evaluators, four from the academic field (masters and PhD of Physical Education), and four from practical field (minimum Specialization course required). Results: After the validation, all the 12 evaluated criteria were validated. The majority of them received the best evaluation, they were totally suitable according to the theory, practice and the aim of the protocol. Conclusion: In the end of this process, we obtained a validated instrument, with a validated rate of 90% and able to assess individual tactical development of soccer athletes during the match.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11635
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2017_2_11.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.