Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11686
Título: Indústria 4.0: modelo de uma fábrica de ensino para UTFPR Campus Londrina
Título(s) alternativo(s): Industrie 4.0: learning factory model for UTFPR Londrina Campus
Autor(es): Takahashi, Guilherme Hanaoka
Orientador(es): Tondato, Rogério
Palavras-chave: Indústria de tecnologia de ponta
Engenharia de produção
Ensino
Competências essenciais
High technology industries
Production engineering
Teaching
Core competencies
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: TAKAHASHI, Guilherme Hanaoka. Indústria 4.0: modelo de uma fábrica de ensino para UTFPR Campus Londrina. 2019. [64] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: A partir do contexto da globalização e a evolução crescente de tecnologias, surgiu o conceito da indústria 4.0, inicialmente aplicada nos países desenvolvidos e hoje difunde-se mundialmente. Através dessas tecnologias, surge uma nova demanda na formação dos profissionais e este trabalho visa identificar as competências necessárias dos engenheiros de produção na indústria 4.0 propondo como forma de aprendizagem uma fábrica de ensino. Por meio de didática focada em interdisciplinaridade e aplicação prática com problemas reais, desenvolve-se o modelo proposto para aplicação no curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina. É utilizado o método conceitual explorando os modelos a partir de conferências em fábrica de ensino no contexto mundial e o resultado é um modelo holístico com tecnologias da indústria 4.0, com matriz de competências definida e seu ciclo de vida estabelecido como melhoria contínua e exploração de problemas reais para aprendizagem.
Abstract: From the context of globalization and the growing evolution of technologies, the concept of Industrie 4.0 emerged, initially applied in developed countries and is now spreading worldwide. Through these technologies, a new demand arises in the training of professionals and this paper aims to identify the necessary skills of the industrial engineers proposing as a way of learning a teaching factory. By means of didactics focused on interdisciplinarity and practical application with real problems, the proposed model for application in the Production Engineering course of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina campus is developed. The conceptual method is used by exploring the models from learning factories conferences in the global context and the result is a holistic model with technologies of Industrie 4.0, with defined competency matrix and its lifecycle established as continuous improvement and exploration of problems solving.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11686
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COENP_2019_1_06.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.