Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11691
Título: Modelagem de uma aplicação para dispositivos móveis de um planejador de rotas baseado em calçadas para usuários de cadeiras de rodas
Título(s) alternativo(s): Modeling a Mobile Application Route Planning Based on Sidewalks for Wheelchair Users
Autor(es): Nascimento, Diego Faria do
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Interação homem-máquina
Deficientes - Orientação e mobilidade
Engenharia de protótipos
Projeto de acessibilidade
Human-computer interation
People with disabilities - Orientation and mobility
Prototypes, Engineering
Barrier-free design
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: NASCIMENTO, Diego de Faria do. Modelagem de uma aplicação para dispositivos móveis de um planejador de rotas baseado em calçadas para usuários de cadeiras de rodas. 2018. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As grandes cidades ainda não têm a acessibilidade como prioridade, este fato compromete a qualidade de vida de usuários de cadeira de rodas e pessoas com mobilidade reduzida. Este trabalho objetiva a modelagem de um planejador de rotas para dispositivos moveis baseado em calçadas acessíveis para usuários de cadeira de rodas. O método utilizado para essa modelagem foi o ciclo de vida do Design de interação. Na etapa de estabelecimento de requisitos este projeto contou com a participação de 29 voluntários com perfil de usuários de cadeira de rodas, muleta ou apoiadores, estes voluntários colaboraram com atividades como grupo focal, entrevistas semiestruturadas, atividades baseadas em tarefas e aplicação de um questionário. Após isso foram realizadas as etapas de Design de Alternativas e Prototipação, a prototipação foi realizada em alta fidelidade com uso de ferramentas para construção de Aplicativos para Smartphones com Android. Por fim foram realizadas as avaliações do protótipo, essa etapa contou com a participação de cinco voluntários e trouxe como resultado cinco oportunidades de melhoria para aplicativo. Pode-se destacar como resultado o entendimento do perfil do público alvo dos problemas enfrentados nas cidades, uma serie de requisitos, um protótipo de alta fidelidade da aplicação e melhorias analisadas na fase de avaliação do protótipo.
Abstract: Large cities still do not have accessibility as a priority, this fact compromises the quality of life of wheelchair users and people with reduced mobility. This work aims at modeling a route planner for mobile devices based on accessible sidewalks for wheelchair users. The method used for this modeling was the interaction design life cycle. At the requirements setting stage, this project was attended by 29 volunteers with a profile of wheelchair users, crutches or supporters. These volunteers collaborated with activities as a focus group, semi-structured interviews, task-based activities and questionnaire application. After this the Prototyping and Alternative Design stages were carried out, the prototyping was carried out in high fidelity using tools to build Smartphones with Android. Finally, the evaluations of the prototype were carried out, with five volunteers participating and bringing five application improvement opportunities as a result. As a result, we can highlight the profile of the target public of the problems faced in the cities, a series of requirements, a prototype of high fidelity of the application and improvements analyzed in the evaluation phase of the prototype.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11691
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2018_1_03.pdf21,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.