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Título: Especificação e desenvolvimento de uma ferramenta experimental de gerenciamento de empresas concorrentes em TI utilizando OPM
Título(s) alternativo(s): Specification and development of an experimental tool for managing competing IT companies using OPM
Autor(es): Carvalho, Lucas de Melo
Orientador(es): Stadzisz, Paulo Cézar
Palavras-chave: Concorrência
Tecnologia da informação
Software - Certificados e licenças
Administração de empresas
Competition
Information technology
Computer software - Certification
Industrial management
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: CARVALHO, Lucas de Melo. Especificação e desenvolvimento de uma ferramenta experimental de gerenciamento de empresas concorrentes em TI utilizando OPM. 2018. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: No último século, os sistemas ecônomicos evoluíram de forma nunca vista anteriormente. A manufatura foi substituída pela produção em série, empresas evoluíram para mega corporações e o mercado empresarial se tornou cada vez mais acirrado. Em uma era de grande competitividade, as novas empresas da área de TI necessitam competir não apenas com concorrentes locais, mas também internacionais. Assim, para que uma companhia sobreviva no mercado, além de um diferencial na oferta, é nessário que ela esteja atenta às mudanças de mercado e prove para seus clientes, muitas vezes através de certificações, sua sustentabilidade e competência. No caso do certificado CERTICS, há um requisito de que a empresa comprove a sua capacidade em monitorar seus concorrentes, a fim de obter melhores condições competitivas. Este trabalho propõe uma ferramenta computacional experimental de monitoramento de concorrência em TI, denominada AMC, com o objetivo de auxiliar de maneira estratégica na competitividade e preencher um dos requisitos do CERTICS. A ferramenta AMC oferece um conjunto de interfaces e funções baseadas nos estudos na área de gestão de oportunidades, administração e economia, com ênfase nas teorias de Michael Porter. Mesmo sendo uma proposta experimental, a AMC mostrou-se um ferramenta viável e com potencial para auxiliar as pequenas empresas de TI.
Abstract: In the last century, economic systems evolved in ways never seen before. Manufacturing has been replaced by mass production, companies have evolved into mega corporations, and the corporate market has become increasingly fierce. In a highly competitive era, new IT companies need to compete not only with local competitors, but also with international competitors. Thus, for a company to survive in the market, besides a differential in the supply, it is necessary that it is attentive to the market changes and prove to its clients, often through certifications, their sustainability and competence. In the case of the CERTICS certificate, there is a requirement for the company to demonstrate its ability to monitor its competitors in order to obtain better competitive conditions. This paper proposes an experimental computing tool to monitor competition in IT, called AMC, with the objective of strategically assisting competitiveness and fulfilling one of the requirements of CERTICS. The AMC tool offers a set of interfaces and functions based on studies in the area of opportunity management, administration and economics, with emphasis on Michael Porter's theories. Even though it was an experimental proposal, AMC proved to be a viable tool with the potential to help small IT companies.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11693
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