Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1170
Título: Políticas públicas para a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida: avanços e desafios do município de Mogi das Cruzes
Autor(es): Furtado, José Luiz
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Política pública
Deficientes
Deficientes - Orientação e mobilidade
Public policy
People with disabilities
People with disabilities - Orientation and mobility
Data do documento: 10-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: FURTADO, José Luiz. Políticas públicas para a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida: avanços e desafios do município de Mogi das Cruzes. 2011. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho pretende analisar os avanços e os desafios da administração municipal de Mogi das Cruzes na formulação de políticas públicas para a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida. Para o melhor entendimento do assunto, buscou-se conceituar basicamente o que são políticas públicas e identificar o conceito de deficiência e mobilidade reduzida, pesquisar a legislação acerca do assunto e compreender sua evolução histórica no Brasil. A busca de informações a respeito do assunto deu-se por meio de pesquisas bibliográficas e em sites de busca, além de participação na 2ª Caravana da Acessibilidade, que aconteceu em Mogi das Cruzes no mês de Maio de 2011, participação no Seminário sobre Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Relata as mudanças na nomenclatura correta a ser utilizada para referir-se às pessoas na condição de deficientes e as consequências do crescimento desordenado das cidades brasileiras e a constante busca em torno da acessibilidade e da sustentabilidade. O estudo apresenta alguns municípios que adotaram boas práticas na promoção de uma cidade mais acessível. Demonstra algumas características do município de Mogi das Cruzes e alguns avanços do município nas questões de acessibilidade, procurando identificar os maiores desafios da administração na formulação de políticas públicas que promovam as condições de acessibilidade no município. Por fim, apresenta alguns temas que podem ser discutidos acerca do assunto.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1170
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_40.PDF822,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.