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Título: Natação e bem-estar subjetivo
Título(s) alternativo(s): Swimming and subjective well-being
Autor(es): Petry, Gabi Juliane
Orientador(es): Añez, Ciro Romelio Rodriguez
Palavras-chave: Natação
Satisfação
Qualidade de vida
Avaliação
Educação física
Swimming
Satisfaction
Quality of life
Evaluation
Physical education and training
Data do documento: 6-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: PETRY, Gabi Juliane. Natação e bem-estar subjetivo. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A natação é um dos esportes mais completos que proporciona benefícios tanto para a saúde quanto para o bem-estar psicológico. Caracteriza-se por movimentos cíclicos em que o corpo se movimenta como um todo. Nas aulas de natação o professor deve criar um ambiente seguro e de motivação levando em consideração a individualidade de cada aluno visando promover entre outras coisas o bem-estar. Uma das formas de avaliar a qualidade de vida das pessoas é avaliando o bemestar subjetivo que está relacionado com a satisfação com a vida e com os aspectos positivos e negativos vivenciados. Este estudo analisou os efeitos de um programa de natação na percepção do bem-estar subjetivo e na satisfação com a vida em adultos iniciantes na natação. Participaram 50 pessoas, por convite e voluntariedade. O tratamento consistiu de aulas de natação de 45 minutos com frequência semanal variada dependendo da escolha do participante. O período de acompanhamento foi e três meses. Para a avaliação do bem-estar subjetivo foram utilizadas duas escalas auto relatadas, a Escala de PANAS-VRP para medir a dimensão afetiva (afetos positivos e negativos) e a Escala de Satisfação de Vida para medir a dimensão cognitiva. A analise dos resultados mostrou que houve uma melhora significante em dois itens dos afetos positivos e no escore geral positivo, o mesmo não ocorreu com os afetos negativos onde não houve diferenças. A escala de satisfação com a vida melhorou de forma significante em quatro dos seus cinco itens além do escore geral. Os resultados sugerem que o programa proposto neste estudo influenciou o bem-estar subjetivo de forma positiva. Contudo, outros fatores que podem influenciar essa percepção não foram controlados.
Abstract: Swimming is one of the most complete sports that provides benefits for both health and psychological well-being. It is characterized by cyclic movements in which the body moves as a whole. In swimming classes, the teacher must create a safe and motivating environment taking into account the individuality of each student aiming to promote among other things the well-being. One of the ways to evaluate people's quality of life is to evaluate the subjective well-being that is related to satisfaction with life and to the positive and negative aspects experienced. This study examined the effects of a swimming program on the perception of subjective well-being and life satisfaction in beginner adults in swimming. 50 people participated by invitation and willingness. Treatment consisted of 45-minute swimming classes with varying weekly frequency depending on the participant's choice. The follow-up period was three months. For the evaluation of subjective well-being, two self-reported scales were used: the PANAS-VRP Scale to measure the affective dimension (positive and negative affects) and the Life Satisfaction Scale to measure the cognitive dimension. The analysis of the results showed that there was a significant improvement in two items of the positive affects and in the general positive score, the same did not occur with the negative affects where there were no differences. The life satisfaction scale improved significantly in four of its five items beyond the overall score. The results suggest that the program proposed in this study influenced subjective well-being in a positive way. However, other factors that may influence this perception have not been controlled.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11702
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