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Título: Avaliação do desempenho de um localizador de faltas comercial aplicado a linhas de transmissão híbridas em corrente alternada
Título(s) alternativo(s): Performance evaluation of a commercial fault locator applied to hybrid AC transmission lines
Autor(es): Abreu, Guilherme Stringari
Menezes, Juliano
Souza, Luis Gustavo Dias de
Orientador(es): Chemin Netto, Ulisses
Palavras-chave: Linhas elétricas
Sistemas de energia híbrida
Localização de falhas (Engenharia)
Relés de proteção
Engenharia elétrica
Electric lines
Hybrid power systems
Fault location (Engineering)
Protective relays
Electric engineering
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ABREU, Guilherme Stringari; MENEZES, Juliano; SOUZA, Luis Gustavo Dias de. Avaliação do desempenho de um localizador de faltas comercial aplicado a linhas de transmissão híbridas em corrente alternada. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A utilização de linhas de transmissão contendo trechos aéreos e subterrâneos pode constituir uma boa solução no que diz respeito à adaptação de sistemas de transmissão e distribuição, sobretudo em ambientes urbanos. Porém, esta topologia traz problemas referentes à estimação da localização de faltas por meio de equipamentos de proteção, uma vez que a descontinuidade da impedância provocada pelas características de cada segmento da linha pode levar a erros nos cálculos desenvolvidos para fornecer a distância entre o ponto de falta e o terminal de medição, acarretando em maiores custos e tempo de manutenção. Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho do algoritmo de localização de faltas empregado em um relé de proteção comercial, apresentando o erro gerado através da aplicação de sinais de tensão e corrente resultantes da modelagem de uma linha de transmissão híbrida no aplicativo ATPDraw. Os testes realizados retornaram uma taxa de erro que supera a máxima garantida pelo fabricante do dispositivo, levando a conclusão de que o algoritmo de localização de faltas adotado é inadequado e necessita de melhorias para operar corretamente de acordo com a impedância descontínua proposta pelo sistema simulado.
Abstract: The use of power transmission lines containing overhead and underground sections can be a good solution for the adaptation of transmission and distribution systems especially in urban environments. However, this topology causes problems regarding the fault location algorithm of protection devices, once the discontinuity of the impedance caused by the characteristics of each line segment can lead to errors in the calculation to locate the fault point, leading to additional costs and maintenance time. This final paper aimed to evaluate the fault location algorithm performance that is used in a commercial protection relay, presenting the measurement error when current and voltage signals generated by a model with hybrid power transmission lines developed on ATPDraw software were applied. The results of the tests showed a greater rate error than the rates guaranteed by the manufacturer, leading to the conclusion that the fault location algorithm is inappropriate and it needs improvement to work with the discontinuity of impedance of the proposed system.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11737
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