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Título: Análise da aplicação de metodologias ativas de ensino no curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina
Título(s) alternativo(s): Analysis of the application of active teaching methodologies in production engineering course at UTFPR - Campus Londrina
Autor(es): Romeral, Pedro Antonio de Albuquerque Felizola
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em problemas
Engenharia de produção
Teaching - Methodology
Active learning
Problem-based learning
Production engineering
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ROMERAL, Pedro Antonio de Albuquerque Felizola. Análise da aplicação de metodologias ativas de ensino no curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Desde a Revolução Industrial o mundo vivenciou rápidas evoluções e mudanças nas formas de trabalho, que impactam diretamente nas esferas social, econômica e educacional. Este contexto está sendo moldado até os dias de hoje, impulsionado principalmente pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Isto interfere diretamente no cenário educacional: por um lado, a indústria se atualiza com as novas tecnologias e informações disponíveis; por outro, as instituições de ensino precisam se moldar para atender a estas necessidades. Logo, há a necessidade de o docente atualizar sua percepção didática para a inclusão destas novas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, buscando trazer uma participação ativa e crítica do aluno nas atividades propostas para estimular raciocínio lógico e boa relação entre teoria e prática. Além disso, as instituições de ensino precisam se adequar às demandas vigentes no mercado de trabalho para preparar seus alunos de forma satisfatória quanto às atividades que exercerão. Neste contexto, uma alternativa para a atualização didática dos docentes são as Metodologias Ativas de Ensino, que são métodos baseados em sua maioria nas TICs que trazem uma nova concepção para a sala de aula, estimulando a participação do aluno ao longo de todo o processo de construção do conhecimento. Nesta pesquisa optou-se pela aplicação de três destas metodologias: Sala de Aula Invertida, que consiste em orientar os alunos a estudarem previamente o conteúdo em casa, por meio de materiais divulgados com antecedência, para estimular a realização de exercícios em sala; Aprendizagem Baseada em Problemas, que consiste em trazer uma problemática para ser discutida com toda a turma, estimulando os alunos a buscarem soluções ao cenário dado para assim construir e compreender as teorias; e Múltiplas Representações, que busca demonstrar um mesmo conceito por meios variados, estimulando os diferentes sentidos. A metodologia adotada é a Pesquisa-Ação, de base qualitativa-quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados é o questionário, com perguntas abertas e fechadas, para medir o conhecimento adquirido e a satisfação dos alunos quanto à didática adotada. Para isto foram elaborados três módulos de ensino, sendo um para cada metodologia ativa escolhida. Quanto aos resultados obtidos, avaliando a relação entre teoria e prática, 90% dos alunos afirmam fazer esta relação pela Sala de Aula Invertida, 100% pela Aprendizagem Baseada em Problemas e 50% através das Múltiplas Representações. Observando a atratividade da metodologia, 50% dos alunos ficaram “muito satisfeitos” e 50% “satisfeitos” com a Sala de Aula Invertida, 100% com a Aprendizagem Baseada em Problemas e 91% consideram como ótima pelas Múltiplas Representações. Quanto aos conhecimentos específicos adquiridos, os resultados foram positivos, com trabalhos e atividades apresentados de alta qualidade, efetivando a contribuição das Metodologias Ativas para a melhoria das práticas pedagógicas.
Abstract: Since the Industrial Revolution the world has experienced rapid evolutions and changes in the forms of labour that have a direct impact on the social, economic and educational spheres. This context is being shaped to this day, driven mainly by Information and Communication Technologies (ICTs). This interferes directly in the educational scenario: on the one hand, the industry is updated with the new technologies and information available; on the other, educational institutions need to be adapted to meet these needs. Therefore, it is necessary for the teacher to update its didactic perception to include these new tools in the teaching-learning process, seeking to bring an active and critical participation of the student in the activities proposed to stimulate logical reasoning and good relation between theory and practice. In addition, educational institutions need to adapt to the demands in the labor market to prepare their students in a satisfactory way as to the activities they will carry out. In this context, an alternative to the didactic updating of teachers is the Active Teaching Methodologies, which are methods based mostly on ICTs that bring a new conception to the classroom, stimulating student participation throughout the whole process of construction of knowledge. In this research it was opted for the application of three of these methodologies: Flipped Classroom, which consists in guiding the students to study previously the contents at home, through materials previously disclosed, to stimulate the exercises in the classroom; Problem-Based Learning, which consists in bringing a problem to be discussed with the whole class, stimulating students to seek solutions to the given scenario in order to build and understand theories; and Multiple Representations, which seeks to demonstrate the same concept by varied means, stimulating the different senses. The methodology adopted is Research-Action, with qualitative-quantitative basis, whose instrument of data collection is the questionnaire, with open and closed questions, to measure the knowledge acquired and the students' satisfaction regarding the didactics adopted. For this, three teaching modules were developed, one for each active methodology chosen. Regarding the results obtained, evaluating the relationship between theory and practice, 90% of the students affirmed to do this relation through the Flipped Classroom, 100% for Problem Based Learning and 50% through Multiple Representations. Observing the attractiveness of the methodology, 50% of the students were "very satisfied" and 50% "satisfied" with the Flipped Classroom, 100% with Problem Based Learning and 91% considered as excellent by the Multiple Representations. As to the specific knowledge acquired, the results were positive, with work and activities presented of high quality, effecting the contribution of the Active Methodologies for the improvement of pedagogical practices.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11756
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