Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11808
Título: Estudo da viabilidade da utilização de madeira de reflorestamento como material de construção para casas de pequeno porte
Título(s) alternativo(s): Feasibility study of the use of reforestation wood as a construction material for small houses
Autor(es): Habowski, Dassaev
Orientador(es): Sabbi, Volmir
Palavras-chave: Casas de madeira
Habitação popular
Construção sustentável
Arquitetura sustentável
Construção civil - Eliminação de resíduos
Estruturas de madeira (Construção civil)
Wooden-frame houses
Public housing
Sustainable construction
Sustainable architecture
Building - Waste disposal
Wooden-frame buildings
Data do documento: 20-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: HABOWSKI, Dassaev. Estudo da viabilidade da utilização de madeira de reflorestamento como material de construção para casas de pequeno porte. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este trabalho faz uma abordagem de múltiplos aspectos em relação a utilização da madeira de reflorestamento como material de construção para casas de pequeno porte, com o objetivo de proporcionar uma análise ampla da cadeia produtiva. Com a motivação inicial de demonstrar cientificamente que a madeira é um material sustentável, sendo necessário que seu uso se faça de forma consciente, ao mesmo tempo permitindo a viabilidade técnica e econômica da construção em madeira dentro do mercado atual. Conectando informações qualitativas de cunho histórico e cultural, uma comparação financeira quantitativa parcial entre madeira e o conjunto formado por cimento, aço e alvenaria, e uma abordagem dos impactos ambientais gerados por ambos os sistemas construtivos comparados. Pode-se concluir que a madeira de reflorestamento apresenta qualidades relevantes para utilização como material de construção para estruturas e vedação de casas de pequeno porte por fatores técnicos, econômicos e ambientais. Apresentando também, vantagens executivas em relação ao tempo de execução, custo da mão de obra, facilidade de limpeza e organização da obra.
Abstract: This work takes a multi-factor approach regarding the use of reforestation wood as a construction material for small houses, with the aim of providing a broad analysis of the production chain. With the initial motivation to demonstrate scientifically, that wood is a sustainable material, it is necessary that its use to be done in a conscious way, at the same time allowing the technical and economic viability of the wood construction within the current market. Connecting qualitative historical and cultural information, a partial quantitative financial comparison between wood and the group formed by cement, steel and masonry, and a broad analysis of the environmental impacts generated by both comparative construction systems. It can be conclude that reforestation wood presents relevant qualities for use as construction material for structures and small house sealing by technical, economic and environmental factors, presenting executive advantages in relation to execution time, cost of labor, cleaning and organization of the ambient of work.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11808
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2018_2_44.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.