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Título: Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS
Título(s) alternativo(s): Analysis power consumption of a hybrid electric bus In Curitiba city on line 203 from URBS
Autor(es): Zampoli, Anderson Weslley da Silva
Abib, Bruno Miguel
Daquila, Felipe Moreira
Orientador(es): Fonseca, Keiko Verônica Ono
Palavras-chave: Trolebus
Motores elétricos
Motores de combustão interna
Energia elétrica - Consumo
Transportes
Engenharia elétrica
Trolley buses
Electric motors
Internal combustion engines
Electric power consumption
Transportation
Electric engineering
Data do documento: 21-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ZAMPOLI, Anderson Weslley da Silva; ABIB, Bruno Miguel; DAQUILA, Felipe Moreira. Análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na Linha 203 da URBS. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise do consumo de energia de um ônibus elétrico híbrido na cidade de Curitiba na linha 203 da URBS. Foi calculado o consumo de energia e comparado com ônibus de tecnologias já existentes no mercado como o Elétrico e o à Combustão. Foram estudados os ônibus PHEV (suas diferentes configurações e funcionamento) e o BRT (sua implantação e característica) na linha 203 da URBS, Santa Cândida - Capão Raso. Estudos sobre tecnologias de veículos elétricos e do modelo de operação do sistema de transporte público permitiram estabelecer um modelo do ciclo de condução. Dados reais da operação da linha e de um ônibus foram aplicados para calcular a demanda de energia associada à operação e ao tipo de ônibus através de um modelo. Assim, comparou-se o resultado encontrado de energia total da rota utilizando parâmetros de eficiência dos motores de um ônibus totalmente elétrico, um híbrido e um à combustão. No geral, os resultados deste estudo de caso indicam que um veículo híbrido plug-in apresenta maior potencial benéfico de consumo de energia do que um à combustão e possui maior flexibilidade de implantação do que um totalmente elétrico.
Abstract: This monograph presents an analysis of power hybrid electric bus consumption in the city of Curitiba on line 203 of URBS. It was calculated the energy consumption and compared to existing bus technologies in the market as the electric and the combustion. Buses PHEV were studied (their different configurations and operation) and BRT (its implementation and feature) on line 203 of the URBS, Santa Candida – Capão Raso. Studies on electric vehicle technologies and the public transport system operation model allowed to establish a model of the driving cycle. Actual data of the line operation and of a bus were applied to calculate the energy demand associated with the operation and the type of bus through a model. Therefore, it was compared the results found for the total route energy using engines of efficiency parameters of a completely electric bus, a hybrid and combustion. In general, the results of this study indicate that a plug-in hybrid vehicle has higher potential beneficial power consumption than a combustion vehicle, and it has greater flexibility implantation than a fully electric.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12007
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