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Título: Cognita: objeto virtual de aprendizagem para auxílio do ensino e avaliação da informática à pessoas com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Cognita: virtual learning object for the aiding of teaching and evaluation of computing for people with intellectual disabilities
Autor(es): Oliveira, Bruno Henrique Mendes de
Nunes, Veronica Ribeiro
Orientador(es): Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Educação inclusiva
Software de aplicação
Ensino auxiliado por computador
Information technology
Inclusive education
Application software
Computer-assisted instruction
Data do documento: 6-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: OLIVEIRA, Bruno Henrique Mendes de; NUNES, Veronica Ribeiro. Cognita: objeto virtual de aprendizagem para auxílio do ensino e avaliação da informática à pessoas com deficiência intelectual. 2019. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: As ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em conjunto com a tecnologia assistiva (TA), aliadas a ludicidade, podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem, corroborando no desenvolvimento cognitivo e motor de alunos com deficiência intelectual (DI), pois o lúdico torna o ambiente educacional mais prazeroso e divertido. Porém, a literatura mostra que os trabalhos desenvolvidos para este público são voltados apenas para o letramento, ignorando a avaliação da aprendizagem de informática. Este trabalho desenvolveu um Objeto de Aprendizagem (OA) denominado COGNITA que auxilia o ensino e avalia os conteúdos de informática usando como aplicação exercícios da disciplina de Língua Portuguesa previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos com DI. O COGNITA foi desenvolvido utilizando um framework de aprendizagem colaborativa, denominado FrameVOC, que tem por finalidade auxiliar na construção de objetos virtuais de aprendizagem colaborativa. O experimento foi aplicado na Escola de Educação Básica para Educação Especial Doutora Zilda Arns na Modalidade de Educação Especial e os resultados obtidos pela aplicação do COGNITA em ambiente escolar, mostram que os conteúdos vistos em sala de aula podem ser ensinados e avaliados com critérios bem estruturados em conjunto com os conteúdos da informática.
Abstract: The Information and Communication Technology (ICT) tools, together with assistive technology (AT), combined with playfulness, can aid in the learning teaching process, corroborating in the cognitive and motor development of students with intellectual disability (ID), since the playfulness makes the educational environment more enjoyable and fun. However, the literature shows that the works developed for this audience are focused only on literacy, ignoring the evaluation of computer learning. This work developed a Learning Object (LO) called COGNITA which assists teaching and assesses computing contents using as exercises the Portuguese Language course provided for in the National Curricular Common Base (NCCB) for students with ID. COGNITA was developed using a collaborative learning framework, called FrameVOC, whose purpose is to assist in the construction of virtual objects of collaborative learning. The experiment was applied in the Special Education School for Special Education, Doctor Zilda Arns in the Special Education Modality, and the results obtained through the application of COGNITA in a school environment show that the contents seen in the classroom can be taught and evaluated with well-structured criteria in conjunction with the contents of information technology.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12038
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