Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12066
Título: Desenvolvimento de um sistema de gestão bibliotecária baseado em linha de produto de software
Título(s) alternativo(s): Development of a library management system based in software product lines
Autor(es): Saldanha, Henry Lucas
Orientador(es): Andrade, Vinícius Camargo
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Software de aplicação
Estrutura de domínio
Projeto de produto
Computer software - Development
Application software
Domain structure
Product design
Data do documento: 24-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: SALDANHA, Henry Lucas. Desenvolvimento de um sistema de gestão bibliotecária baseado em linha de produto de software. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Linhas de Produto de Software (LPS) foram desenvolvidas para a criação de sistemas com componentes reusáveis, com isso, diminuindo o custo e tempo de produção de um software final. Sendo assim, características e comportamentos reusáveis, também chamados de requisitos de domínio, são projetados e implementados de forma que, quando houver a criação de um produto a partir da LPS, o seu desenvolvimento é mais simples, pois é necessário apenas a elaboração dos requisitos específicos da aplicação. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma LPS para o domínio bibliotecário, para tal propósito, foram escolhidos três softwares referentes a gestão bibliotecária e a partir deles foram identificados, analisados, projetados, implementados e testados requisitos comuns. Com isso, foi possível observar que o processo para a construção de uma LPS é complexo e tem um alto custo em relação ao desenvolvimento de um software especifico. Após o desenvolvimento da linha de produto de software, foi elaborado e construído um produto a partir da mesma para demonstrar principal vantagem da LPS, o reuso.
Abstract: Software Product Unes (LPS) were created to generate reusable component systems, then reducing the cost and time of production of final software. Consequently, reusable characteristics and comportment, also called domain requirements, are designed and implemented in a way that, when a product is created from an LPS, its development is simpler, since it is only a specification of the applications. This work aims at the development of a LPS for a domain librarian, for this purpose, three softwares were chosen referring to librarian management and from them were identified, analyzed, designed, implemented and tested common requirements. Then it was possible to observe that the process for the construction of a LPS is complex and has a high cost in relation to the development of a specific software. After developing the software product line, a product was designed and constructed from it to demonstrate the main advantage of LPS, the reuse.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12066
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2019_1_10.pdf16,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.