Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12085
Título: Desenvolvimento de um livro infantil multiplataforma, com recursos de realidade aumentada, direcionado para o ensino de karatê
Título(s) alternativo(s): Development of a multiplataform children's book, with augmented reality resources, for the teaching of karate
Autor(es): Gusso, Mikhael Luitgy de Araujo
Orientador(es): Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Palavras-chave: Livros para crianças
Livros didáticos
Karatê - Estudo e ensino
Desenho (Projetos) - Editoriais
Realidade aumentada
Children's books
Textbooks
Karate - Study and teaching
Design - Editing
Augmented reality
Data do documento: 15-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: GUSSO, Mikhael Luitgy de Araujo. Desenvolvimento de um livro infantil multiplataforma, com recursos de realidade aumentada, direcionado para o ensino de karatê. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho de pesquisa apresenta a concepção, conceituação e desenvolvimento de um livro digital multiplataforma orientado ao público infanto-juvenil, que têm como objetivo aprofundar conceitos de filosofia e da prática do Karatê, uma arte marcial japonesa com influências da China e de outras práticas. No contexto esportivo escolar, o Karatê é reconhecido como uma prática que favorece o desenvolvimento individual, a partir de práticas que dão apoio ao crescimento físico de adolescentes e crianças e uma filosofia que dá suporte a valores. A proposta metodológica de elaboração do livro contou com a pesquisa de narrativas adequadas a uma abordagem focada no/a estudante, a partir da pesquisa com professores/as, instrutores/as e mestres do Karatê, além de fundamentação teórica sobre o ensino do Karatê. O resultado final contou com estudos diversos do design gráfico, por meio do design editorial digital, da ilustração, modelagem, animação e recursos de realidade aumentada (RA). O livro poderá ser utilizado como recurso educacional aberto (REA) em sala/dojo ou outros ambientes de aprendizado individual ou coletivo.
Abstract: This research presents the conception, the idea and the development of a digital multiplataform book, oriented to a child-juvenile public, with the objective of, teaching the concepts and practices of Karate, a Japanese martial art with influences from China and other practices. In the sports context, Karate is recognized as a practice tha favors the individual development, trough practices that gives support for the physical growth of teenagers and children , and a philosophy that gives support to values. The methodological proposal of this book’s elaboration contemplates a research of appropriate narratives and an approach focused on the student, after the research with teachers, instructors and Karate masters, in addition to the theoretical foundation about the teaching of Karate. The final result counted with graphic design studies, as editorial design, illustration, 3D modeling, animation and augmented reality (AR) resources. The book may be used as an open educational resource (OER) in classrooms or dojos, and in other individual or collective learning environments.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12085
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2019_1_14.pdf29,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.