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Título: Desenvolvimento de bancada didática de análise de vibrações
Título(s) alternativo(s): Didactic basis of vibration analysis
Autor(es): Gardim, Roberto
Orientador(es): Mazur, Viviane Teleginski
Palavras-chave: Vibração
Mobiliário - Projetos
Desenho (Projetos)
Vibration
Furniture design
Design
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Referência: GARDIM, Roberto. Desenvolvimento de bancada didática de análise de vibrações. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: Vibrações em máquinas rotativas ocorrem de diversas maneiras e com frequência variada, dependendo do fator de causa a qual estão submetidas, o que acaba ocasionando fadiga e posterior quebra de seus componentes. O desbalanceamento, assim como o desalinhamento, são fatores determinantes para que essas falhas ocorram. Desta forma, se faz necessário o acompanhamento periódico e sistemático das máquinas, evitando assim, paradas inesperadas. O conhecimento prático, agregado ao conhecimento teórico, proporciona uma visão mais ampla para a determinação das causas e possíveis soluções. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma bancada didática para análise de vibrações, onde diversas situações simuladas de desbalanceamento e desalinhamento podem ser criadas, permitindo uma percepção mais próxima à realidade da manutenção preditiva em máquinas rotativas industriais. Para isso, o projeto conceitual, a seleção de materiais necessários e a fabricação das partes mecânicas foram realizadas. Como resultado, obteve-se o protótipo da bancada didática para análise de vibrações, a qual está disponível para utilização no Laboratório de Vibrações, bem como do projeto completo para que esse protótipo possa também ser implementado eu outras instituições de ensino.
Abstract: Vibrations on rotating machines occur in a variety of ways and with varying frequency, depending on the cause factor they are subjected to, which leads to fatigue and subsequent breakdown of their components. Unbalance, as well as misalignment, are determining factors for these failures to occur. In this way, it is necessary to periodically and systematically monitor the machines, thus avoiding unexpected stops. Practical knowledge, combined with theoretical knowledge, provides a broader view of causation and possible solutions. This work aimed to develop a didactic workbench for vibration analysis, where several simulated situations of imbalance and misalignment can be created, allowing a perception closer to the reality of predictive maintenance in industrial rotary machines. For this, the conceptual design, the selection of necessary materials and the manufacturing of the mechanical parts were carried out. As a result, we obtained the prototype of the didactic bench for vibration analysis, which is available for use in the Laboratory of Vibrations, as well as the complete project so that this prototype can also be implemented by other educational institutions.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12158
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