Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12161
Título: Sistema microcontrolado de gerenciamento das condições de solo e cultivo
Autor(es): Ternoski, Isaias
Orientador(es): Lopes, João Luiz Dallamuta
Palavras-chave: Irrigação por gotejamento
Arduino (Controlador programável)
Automação
Microirrigation
Arduino (Programmable controller)
Automation
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Referência: TERNOSKI, Isaias. Sistema microcontrolado de gerenciamento das condições de solo e cultivo. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: O estudo busca desenvolver um sistema de gerenciamento de solo para cultivo que permita o controle da irrigação. A motivação da pesquisa se deu em desenvolver um sistema capaz de beneficiar as pessoas no que se referente a criar facilidades para as tarefas de rotina diária. Propõe-se a criação de um sistema com objetivo geral, que seja capaz de controlar e gerenciar a umidade e realizar leitura de pH do solo, com baixo custo e fácil aplicação e manuseio, utilizando para isso a tecnologia da plataforma Arduino como microcontrolador. O desenvolvimento deste sistema tem intuito de proporcionar a redução de custos relacionados ao cultivo de pequenas plantações. Visando isto, o projeto terá a função de ajuda no controle sobre os cultivos, retirando a obrigação que era das pessoas e passando para o protótipo. A formulação disso tudo será a criação de um protótipo com base no Arduino para automação do controle de um sistema de irrigação por gotejamento, criando uma linguagem de programação para inserção no arduino para o controle do processo em questão, uma placa auxiliar para amplificação de sinal e controle da bomba, a qual tem a função de medir as variáveis de luminosidade, umidade e pH, as quais serão administradas pelo arduino o qual é o responsável pela tomada de ações. O estudo busca desenvolver um sistema de gerenciamento de solo para cultivo que permita o controle da irrigação. A motivação da pesquisa se deu em desenvolver um sistema capaz de beneficiar as pessoas no que se referente a criar facilidades para as tarefas de rotina diária. Propõe-se a criação de um sistema com objetivo geral, que seja capaz de controlar e gerenciar a umidade e realizar leitura de pH do solo, com baixo custo e fácil aplicação e manuseio, utilizando para isso a tecnologia da plataforma Arduino como microcontrolador. O desenvolvimento deste sistema tem intuito de proporcionar a redução de custos relacionados ao cultivo de pequenas plantações. Visando isto, o projeto terá a função de ajuda no controle sobre os cultivos, retirando a obrigação que era das pessoas e passando para o protótipo. A formulação disso tudo será a criação de um protótipo com base no Arduino para automação do controle de um sistema de irrigação por gotejamento, criando uma linguagem de programação para inserção no arduino para o controle do processo em questão, uma placa auxiliar para amplificação de sinal e controle da bomba, a qual tem a função de medir as variáveis de luminosidade, umidade e pH, as quais serão administradas pelo arduino o qual é o responsável pela tomada de ações.
Abstract: The study seeks to develop a soil management system for cultivation that allows irrigation control. The motivation of the research was to develop a system capable of benefiting people in terms of creating facilities for daily routine tasks. It is proposed the creation of a system with a general objective, which is able to control and manage humidity and perform pH reading of the soil, with low cost and easy application and management, using the technology of the Arduino platform as a microcontroller. The development of this system has the purpose of providing the reduction of costs related to the cultivation of small plantations. For this, the project will have the function of helping control crops, removing the obligation that was of the people and going to the prototype. The formulation of all this will be the creation of a prototype based on the Arduino for automation of the control of a drip irrigation system, creating a programming language for insertion into the arduino for the control of the process in question, an auxiliary plate for amplification signal and control of the pump, which has the function of measuring the variables of luminosity, humidity and pH, which will be managed by the arduino which is responsible for taking actions.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12161
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Manutenção Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COMIN_2018_2_03.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.