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Título: Pavilhão VentoSul: arquitetura multifuncional para Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba
Título(s) alternativo(s): VentoSul Pavilion: multipurpose Architecture for Curitiba International Biennial
Autor(es): Moraes, Luiz Otavio Motta de
Orientador(es): Martins, Thais Saboia
Palavras-chave: Arte - Exposições - Curitiba(PR)
Pavilhões para exposições
Espaços públicos
Arquitetura
Art - Exhibitions - Curitiba(PR)
Exhibition buildings
Public spaces
Architecture
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MORAES, Luiz Otavio Motta de. Pavilhão VentoSul: arquitetura multifuncional para Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho traz um recorte teórico sobre os pavilhões de arte e sua utilização em grandes eventos expositivos, como as Exposições Universais e as bienais de arte, como base para a proposta de criação de um pavilhão de exposição para a Bienal Internacional de Curitiba, evento que acontece a cada dois anos desde 1993 na capital paranaense. O intuito da pesquisa é criar um espaço que centralize as mostras da Bienal de Curitiba, além de assumir outras funções culturais durante e após o encerramento do evento. Para chegar a este fim, o trabalho compreende o entendimento do pavilhão e suas utilizações ao longo da história, principalmente em grandes eventos expositivos, nos quais ele se tornou o principal espaço para as exposições. Neste sentido, são analisadas as principais bienais de arte do mundo e a utilização que esses eventos, e as Exposições Mundiais, fazem - ou fizeram - dos pavilhões. A Bienal Internacional de Curitiba também é analisada a partir da sua materialidade como um dos maiores eventos de arte da América Latina, bem como sua estrutura expositiva, que abrange diversos espaços urbanos - como museus, praças e outros locais da cidade. O texto ainda traz o estudo de caso de três pavilhões e delimita as diretrizes para a edificação do pavilhão para a Bienal de Curitiba.
Abstract: The present work brings a theoretical overview about the art pavilions and their use in major exhibition events, such as the Universal Exhibitions and the art biennials, as a basis for the proposal to create an exhibition pavilion for the Curitiba International Biennial, an event that happens every two years since 1993 in the capital of Paraná. The purpose of this research is to create a space that centralizes the art exhibition of Curitiba Biennial, besides assuming other cultural functions during and after the closing of the event. To reach this goal, the work comprises the understanding of the pavilion and its uses throughout history, especially in large exhibition events, in which it has become the main space for the presentations. In this sense, the main art biennials in the world and the way that they give function to the pavilions are analyzed. The Curitiba International Biennial is also analyzed from its materiality as one of the largest art events in Latin America, as well as its exhibition structure, which covers several urban spaces - such as museums, squares and other places of the city. This work also brings the case study of three pavilions and delimits the guidelines for the construction of the pavilion for Curitiba Biennial.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12171
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