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Título: Gestão escolar e democrática de recursos financeiros, em um colégio da rede pública estadual de ensino
Autor(es): Silva, Wagner Firmino da
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Política pública - Educação
Escolas públicas - Administração financeira
Participação social
Public policy - Education
Public schools - Business management
Social participation
Data do documento: 9-Abr-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SILVA, Wagner Firmino da. Gestão escolar e democrática de recursos financeiros, em um colégio da rede pública estadual de ensino. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo a respeito das políticas públicas da educação e de que forma a gestão democrática e a participação estão sendo praticadas nas escolas, seguindo as premissas dos fundamentos educacionais e os princípios da gestão democrática e participativa, para o ensino público, de acordo com a Constituição Federal, e suporte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dentro da gestão democrática e participativa, temos como apoio as decisões administrativas e financeiras dentro da rede de ensino publico a distribuição, utilização e prestação de contas, dos recursos recebidos, porém todavia é necessário a participação da comunidade envolvida no processo, estes agentes são criados a partir de Conselhos, estes por sua vez tem são os auxiliadores do corpo diretivo da escola, os mesmos tem uma contribuição de que irá fazer valer a autonomia para as escolas públicas no que se refere a gestão financeira. O conselho deve obter conhecimento através de formação adequada, assim torna-se cientes de seus objetivos dentro da organização escolar. O desenvolvimento da pesquisa se utilizou-se de um referencial teórico e levantamento dos valores recebidos da instituição, bem como a leitura de atas dos conselhos da escola. Mesmo com todo suporte aos autores e a legislação, fica claro que esta pesquisa deve-ser aprofundada com mais ênfase, dentro da participação social da comunidade.
Abstract: This research aims to conduct a study on public policies of education and how the democratic management and participation are being practiced in schools, following the premises of educational foundations and principles of democratic and participatory management, for public education, according to the Federal Constitution, and support the Law of Guidelines and Bases of National Education. Within the democratic and participatory management, we have to support financial and administrative decisions within the public school system the distribution, use and accountability of the resources received, but nonetheless is necessary participation of the community involved in the process, these agents are created from Councils, these in turn have are the helpers of the governing body of the school, they have a contribution that will assert the autonomy to public schools with regard to financial management. The board should obtain knowledge through appropriate training, so it becomes aware of their goals within the school organization. The development of research if we used a theoretical framework and collection of amounts received from the institution, as well as reading the minutes of the school councils. Even with all legislation and support for authors, it is clear that this research should be enhanced with more emphasis within the social participation of the community.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1218
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