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Título: Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação
Título(s) alternativo(s): Influence of the red fraction of the civil construction residue with lime on the stabilization of a soil of the Guabirotuba formation for paving
Autor(es): Costa, Evay Vilela Lisboa
Silva, Evelyn Castanho Gonçalves da
Rêgo, Miguel Cláudio Queiroz
Orientador(es): Johann, Amanda Dalla Rosa
Palavras-chave: Solos - Testes
Cal
Solos - Formação
Pavimentos
Solos vermelhos
Engenharia civil
Soils - Testing
Lime
Soil formation
Pavements
Red soils
Civil engineering
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: COSTA, Evay Vilella Lisboa; RÊGO, Miguel Cláudio Queiroz; SILVA, Evelyn Castanho Gonçalves da. Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Em 2014 o Brasil possuía cerca de 1,7 milhões de quilômetros de extensão de malha rodoviária, das quais apenas 12,1% era pavimentada. Um dos motivos para esse baixo número é o alto custo no processo de pavimentação, causado por diversos fatores, incluído nestes a necessidade de estabilizar o solo para a sub-base da rodovia. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o aumento da pavimentação Rodoviária no Brasil, por meio da redução do custo da estabilização de solos com baixa capacidade de suporte; Diversos ensaios foram realizados para a caracterização do solo e da fração vermelha oriunda do Resíduo da Construção Civil, sendo eles Ensaio Granulométrico, Densidade Real dos Grãos, Limites de Atterberg, Teor de Hidróxido de Cálcio Fixado, Difratometria de Raios X (DRX), Espectrometria de Fluorescência de Raios X (FRX) e Compactação. Também foi executada a moldagem e cura de corpos de prova, ensaios de resistência a compressão simples (RCS) e índice de Suporte Califórnia (ISC-CBR). Demonstrando então a necessidade do solo ser substituído por outro com maior ISC ou ser submetido a um processo de estabilização. Classificou-se também o solo como de granulometria silto-argilosa grupo A-5 típico de solos siltosos moderadamente plástico e com presença de mica. Quanto ao SUCS, o solo é classificado como argila de baixa plasticidade arenosa. Nos resultados do ensaio de Compressão Simples, foi alcançada uma resistência de 1,09 MPa que é inferior ao valor estipulado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR). Por fim o Software Statistica mostrou que, teoricamente, com adição de 10% de cal e 26% de fração vermelha, atenderia o critério de resistência à compressão simples do DER/PR.
Abstract: In 2014 Brazil had about 1.7 million kilometers of road mesh network extension, of which only 12.1% was paved. One of the reasons for this low number is the high cost in the paving process caused by several factors, including the need to stabilize the soil for the sub-base of the highway. This research aims to contribute to the increase of road paving in Brazil, by reducing the cost of stabilizing soils with low support capacity. Several tests were carried out to characterize the soil and the red fraction from the Residue of the Civil Construction, such as Granulometric Test, Grain Actual Density, Atterberg Limits, Fixed Calcium Hydroxide Content, X-ray Diffractometry (XRD), Spectrometry of X-ray Fluorescence (FRX) and Compaction. Also, molding and curing of specimens, single compression strength tests (RCS) and California Support Index (ISC-CBR) were performed. This demonstrates the need for the soil to be replaced by another with higher ISC or to undergo a stabilization process. The soil was also classified as silica-silty granulometry group A-5 typical of silty soils moderately plastic and with presence of mica. As for SUCS, the soil is classified as clay with low sandy plasticity. In the results of the Simple Compression test, a resistance of 1.09 MPa wasreached that is lower than the value stipulated by the Paraná Department of Roads and Rolling (DER-PR). Finally, Statistica Software showed that, theoretically, with the addition of 10% of lime and 26% of red fraction, the criterion of resistance to the simple crisis of the DER/PR.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12228
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