Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12393
Título: Análise de impacto balístico em vidro laminado
Título(s) alternativo(s): Analysis of ballistic impact on laminated glass
Autor(es): Isepan, Paulo Gustavo
Jesus, Wellinghton Tomazela de
Orientador(es): Silva, Mario José Van Thienen da
Palavras-chave: Balística
Vidro
Automóveis - Equipamento e acessórios
Materiais - Testes
Ballistics
Glass
Automobiles - Equipment and supplies
Materials - Testing
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: ISEPAN, Paulo Gustavo; JESUS, Wellinghton Tomazela de. Análise de impacto balístico em vidro laminado. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Desde o início da civilização o homem convive com confrontos diários pela sua sobrevivência, sejam estes contra animais ou principalmente contra o próprio homem. Estas disputas por comida, território e poder levaram ao desenvolvimento gradativo das ferramentas de batalha, como armas e instrumentos de proteção individual ou coletiva, a produção bélica tornou-se uma indústria forte e com uma voz ativa no mundo moderno. Este desenvolvimento armamenticio trouxe a necessidade de se entender a fundo todos os fenômenos físicos presentes nos instrumentos de ataque e defesa, a fim de um sempre estar à frente do outro no momento da batalha. O trabalho realizado nesta monografia pretende avaliar a perda de energia em vidro para-brisa laminado, Tipo E, de forma teórica, utilizando-se da revisão bibliográfica para o estudo e aplicação da lei de conservação de energia, levando-se em consideração as limitações existentes para laboratórios, e de forma prática, apresentando uma metodologia simples que visa diminuir as variáveis do processo para testes de campo. O experimento prático consiste no estudo balístico da trajetória do projétil, para avaliar a perda de energia pós impactos. Estas avaliações formam a base para comparar se, a perda de energia proposta no equacionamento teórico se assemelha a perda de energia estudada no experimento de campo, concluindo se que a partir desse experimento levando se em conta a metodologia utilizada as energias encontradas são bastante discrepantes, portanto propor para novos projetos um estudo mais refinado que busque restringir cada vez mais as variáveis presentes nos processos, com a finalidade de se alcançar um resultado cada vez mais real.
Abstract: From the beginning of civilization man lives with daily confrontations for his survival, be they against animals or especially against man himself. These disputes over food, territory and power have led to the gradual development of battle tools, such as weapons and instruments of individual or collective protection, war production has become a strong industry with an active voice in the modern world. This development of arms brought the need to fully understand all the physical phenomena present in the instruments of attack and defense, in order to always be in front of each other at the time of battle. The work carried out in this dissertation intends to evaluate the loss of energy in laminated windshield, Type E, in a theoretical way, using the bibliographic review for the study and application of the law of conservation of energy, taking into account the limitations existing for laboratories, and in a practical way, presenting a simple methodology that aims to reduce the process variables for field tests. The practical experiment consists in the ballistic study of the trajectory of the projectile, to evaluate the loss of energy after impact. These evaluations form the basis for comparing if the proposed energy loss in the theoretical equation resembles the loss of energy studied in the field experiment, concluding that from this experiment taking into account the methodology used the energies found are quite dissimilar, therefore, to propose for a new project a more refined study that seeks to restrict increasingly the variables present in the processes, in order to achieve an increasingly real result.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12393
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2018_2_13.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.