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Título: Análise do processo de inclusão escolar de uma aluna surda na disciplina de química do ensino médio
Autor(es): Bonfim, Ana Carolina Piccinini
Orientador(es): Deimling, Natalia Neves Macedo
Palavras-chave: Química
Inclusão escolar
Surdez
Chemistry
Mainstreaming in education
Deafness
Data do documento: 9-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: BONFIM, Ana Carolina Piccinini. Análise do processo de inclusão escolar de uma aluna surda na disciplina de química do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo analisar e discutir como tem se dado o processo de Inclusão de uma aluna surda em uma escola da rede pública estadual do Paraná,em especial no âmbito da disciplina de Química do ensino médio, tanto na perspectiva da estudante quanto de sua professora de Química. Para tanto, foram realizadas entrevistas com uma professora de Química do ensino médio e sua aluna surda de uma escola pública da rede regular de ensino de uma cidade de porte médio do interior do estado do Paraná, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa que se utilizou de roteiros de entrevistas semiestruturadas como fonte de coleta de dados. A análise teve como base referenciais que discutem sobre a Educação Especial, a Inclusão Escolar e o Ensino de Química, bem como sobre a deficiência auditiva / surdez, especificamente. Para a organização dos dados foram utilizadas as técnicas de triangulação de dados e de criação de categorias de análise. São elas: (1) Formação e concepções da docente e discente sobre o processo de Inclusão Escolar, (2) Condições de trabalho para o desenvolvimento da Inclusão Escolar e (3) Facilidades e dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar contradições entre as concepções de ambas as participantes, o que evidencia as discordâncias e descaminhos ainda presentes no processo de Inclusão Escolar. Além das concepções, as condições de trabalho também foram evidenciadas, o que reflete na necessidade de políticas públicas mais orgânicas que atinjam problemas internos e externos a escola e ao processo de ensino-aprendizagem. Consideramos a Inclusão Escolar como um processo complexo que exige ações conjunturais e sistêmicas que visem o atendimento de objetivos educacionais claros e coerentes com uma verdadeira democratização da educação em termos reais, e não apenas formais.
Abstract: This work was aimed to analyze and discuss how have been given the process of inclusion of a deaf student in a state network public school in the Paraná state, especially in the scope of chemistry subject of the high school, such for the perspective as for the teacher. Therefore, interviews were made with a high school Chemistry teacher and her deaf student from a public school of the regular net of education in a medium size city from interior of Paraná state which belongs to the Regional Education Nucleous of Campo Mourão. It is a case study of a qualitative approach that used semi-structured interview scripts as a source of data collection. The analysis was based on references that discuss special education, the school inclusion and Chemistry Teaching, as well as hearing loss / deafness, especially. For the organization of the data were used the data triangulation techniques and creation of analytical categories. They are: (1) Formation and conceptions of the Teacher and student about the school inclusion process, (2) Working conditions for the development of school inclusion and (3) Facilities and difficulties found in the teaching-learning process. From the obtained results, it was possible to observe contradictions between the conceptions of both participants, which shows the disagreement and misunderstandings still present in the school inclusion process. In addition to conceptions, working conditions were also evidenced, reflecting the need for more organic public policies that address internal and external problems in school and the complex teaching-learning process. We consider the School Inclusion as a complex process that requires cyclical and systemic actions aimed at the service of clear educational goals and consistent with a true democratization of education in real terms, not just formal.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12491
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