Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12512
Título: “Minha avó faz sabão com óleo usado”: educação formal e não formal no ensino de química para crianças assistidas em unidades públicas assistenciais
Autor(es): Pereira, Sérgio Benedito Gonçalves
Orientador(es): Crespan, Estela dos Reis
Palavras-chave: Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Educação não-formal
Assistência social
Química - Experiências
Recycling (Waste, etc.)
Non-formal education
Charities
Chemistry - Experiments
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: PEREIRA, Sérgio Benedito Gonçalves. “Minha avó faz sabão com óleo usado”: educação formal e não formal no ensino de química para crianças assistidas em unidades públicas assistenciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: Atualmente os indivíduos estão sendo submetidos a diversas mudanças nos setores da sociedade, trazendo rupturas significativas nas formas de vida, e a educação não pode passar indiferente a essas mudanças. A busca por uma educação igualitária, que respeite as diferenças sociais, econômicas e culturais, está sendo disseminado pedagogicamente ao longo dos tempos. Sendo assim, torna-se oportuno explorar, estudar e aplicar os métodos educacionais para melhoria da educação. Esse trabalho envolveu estudos sobre educação não formal, articulada com métodos da educação formal, especificadamente no Ensino de Ciências, como o Ensino de Química, que pode ser ensinado não somente pela educação institucionalizada, mas sim pelos processos da educação não formal, utilizando-se de assuntos e realidade a qual uma comunidade convive, podendo assim ensinar-lhes conteúdos de interesse científico, tecnológico, social e ambiental. Portanto, este trabalho utilizando-se das modalidades de educação formal e não formal e por meio do objeto de estudos “óleo de cozinha usado”, desenvolvido em duas Unidades Assistenciais, teve como objetivos articular as duas modalidades de educação, contextualizar, problematizar, estimular condutas cientificas e relacionar a Química com o problema exposto e os impactos na sociedade. Os resultados mostraram que a articulação entre as modalidades de educação citados, juntamente com a participação desse publico, os quais puderam expressaram suas curiosidades, críticas, questionamentos, não somente aceitando uma transferência de conhecimento e participando de forma integra, proporcionou resultados positivos para o processo de educação e trouxe-lhes novos conhecimentos. Por fim, apresentaram possíveis ações e práticas para problema, evidenciando que articulação entre as modalidades de educação aplicadas, contribuiu para o alcance de objetivos, promovendo a construção de um conhecimento científico, amplo, diverso e coletivo.
Abstract: Currently, individuals are undergoing various changes in the sectors of society, bringing significant ruptures in life forms, and education can not be indifferent to these changes. The quest for an egalitarian education, which respects social, economic and cultural differences, is being disseminated pedagogically throughout the ages. Thus, it becomes opportune to explore, study, and apply educational methods for improving education. This work involved studies on non-formal education, articulated with methods of formal education, specifically in Science Teaching, such as Teaching Chemistry, which can be taught not only through institutionalized education, but through non-formal education processes, using of subjects and reality to which a community coexists, thus being able to teach them contents of scientific, technological, social and environmental interest. Therefore, this work, using the formal and non-formal education modalities and through the study object "used cooking oil", developed in two Assistance Units, had as objectives to articulate the two modalities of education, to contextualize, to problematize, to stimulate and to relate Chemistry to the exposed problem and the impacts on society. The results showed that the articulation between the mentioned education modalities, together with the participation of this public, which could express their curiosities, critics, questionings, not only accepting a transfer of knowledge and participating in an integrated way, provided positive results for the process of education and brought them new knowledge. Finally, they presented possible actions and practices for the problem, evidencing that articulation between the applied education modalities, contributed to the achievement of objectives, promoting the construction of a scientific knowledge, ample, diverse and collective.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12512
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoquimicaunidadesassistenciais.pdf944,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.