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Título: Análise experimental da dinâmica de um coxim com óleo e sem óleo
Título(s) alternativo(s): Experimental analisys of the dynamic behavior of an engine mount with and without oil
Autor(es): Garcia, Marcelo Canevari
Orientador(es): Piccirillo, Vinícius
Palavras-chave: Desempenho - Avaliação
Automóveis - Amortecedores
Vibração
Óleos lubrificantes
Performance - Evaluation
Automobiles - Shock absorbers
Vibration
Lubricating oils
Data do documento: 1-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: GARCIA, Marcelo Canevari. Análise experimental da dinâmica de um coxim com óleo e sem óleo. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Engenharia Mecânica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Diferentemente de vários outros componentes de um veículo automotivo, o coxim não possui um sensor capaz de informar ao condutor se o mesmo está cumprindo adequadamente seu papel. Portanto este estudo traz dados experimentais do regime dinâmico de um coxim colocando-o sob diversas condições de amplitudes e frequências. Analisa-se as vibrações para dois diferentes casos; primeiramente vamos estudar um coxim sem óleo, e depois obter dados experimentais de um coxim com a quantidade ideal projetada de óleo. Neste estudo utiliza-se um coxim do lado do motor ou também denominado como coxim do lado direito. Os resultados obtidos dos testes estão de acordo com o esperado, mostrando que há um aumento de vibrações e possivelmente ruídos devido à ausência de óleo, ficando então a depender de um olhar especialista ou de certa sensibilidade do condutor para identificar se o coxim está ou não com óleo.
Abstract: Differently from many other components of an automobile vehicle, the engine mount does not have any kind of sensor that tells the driver that for some reason it is not working properly as it should be. Therefore, this study brings experimental data of dynamic behavior of an engine mount putting it under different condition of amplitudes and frequencies. The vibration will be analyzed for two different cases; first we are going to study the engine mount without oil and then obtain experimental data for an engine mount with the ideal quantity of oil. In this study the automobile vehicle component a right-handed engine mount. The obtained results from the tests are in agreement as if expected, showing that there is an increase of vibration and possibly noises, later having to depend on a specialist's look or on driver's sensitivity to identify if the engine mount is working properly.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12642
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