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Título: Impactos do programa governamental Inovar-Auto sobre uma planta nacional de uma fábrica automotiva estrangeira
Título(s) alternativo(s): Impacts of the Inovar-Auto governmental program on a national plant of a foreign automaker
Autor(es): Parmezan, Samira Negrini
Orientador(es): Carvalho, Marcelo Vasconcelos de
Palavras-chave: Veículos a motor
Produção enxuta
Eficiência industrial
Energia - Consumo
Motor vehicles
Lean manufacturing
Efficiency, Industrial
Energy consumption
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: PARMEZAN, Samira Negrini. Impactos do programa governamental Inovar-Auto sobre uma planta nacional de uma fábrica automotiva estrangeira. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Neste trabalho, buscou-se analisar os avanços e as fragilidades do Inovar-Auto, optou-se por realizar a coleta de dados específicos em uma montadora da região metropolitana de Curitiba. A fundamentação teórica para o desenvolvimento deste trabalho foram coletados a partir da Lei Federal nº 12.715, de 17 de setembro de 2012, Decreto Federal nº 7.819, de 03 de outubro de 2012, Manual de boas práticas do Inovar-Auto, dados da ANFAVEA, Artigos de revistas especializadas na área. Em linhas gerais e com a disponibilidade das informações elencadas, observou-se que a adesão ao programa foi mias de ordem econômica, os benefícios fiscais, contando que algumas exigências do mesmo, limitou avanços de pesquisa, pelo curto espaço de tempo destinado a elaboração, experimento e execução de novos projetos. A modo de conclusão tem-se que tanto a nível nacional, como na empresa pesquisada o tempo de aplicação das metas foi insuficiente para melhores resultados. Se houve avanços, estes projetos já estavam em andamento anteriormente à adesão do programa.
Abstract: In this article, it was aimed to analyze the advances and weaknesses of Inovar Auto, it was decided to perform the collection of specific data in an automaker of the metropolitan region of Curitiba. The theoretical basis for the development of this research was collected from Federal Law No. 12,715, Decree No. 7,819, MDIC, data from ANFAVEA, and articles from specialized magazines in the area. In general and with the availability of the referred information, it was observed that the adhesion to the program obtained advances in some points due to the fiscal incentive given by the Government, but limited the progress of research, in term of the short time for the elaboration, experiment and execution of new projects, as well as completion of some already started. The conclusion is that as the national level as well the company analyzed, the time of implementation of the objectives was insufficient for better results. The program was not regulated consistently with the scenario of the Brazilian automakers and the level of economic development of the country. If there were advances, these were due to projects already in progress in the company, before the adhesion of the program.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12643
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