Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12734
Título: Análise de um sistema de reaproveitamento energético da descarga de superfície para aquecimento da água de alimentação da caldeira
Título(s) alternativo(s): Analysis of an energy reuse system for surface discharge for boiler water heating
Autor(es): Torres, Guilherme Fincato
Orientador(es): Martinelli Júnior, Luiz Carlos
Palavras-chave: Calor - Transmissão
Permutadores térmicos
Bombas centrífugas
Caldeiras
Heat - Transmission
Heat exchangers
Centrifugal pumps
Boilers
Data do documento: 19-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: TORRES, Guilherme Fincato. Análise de um sistema de reaproveitamento energético da descarga de superfície para aquecimento da água de alimentação da caldeira. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Na busca por tornar processos produtivos mais eficientes, pesquisas que objetivam a redução de investimento em matéria-prima com a manutenção do volume de produto final vêm ganhando destaque. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um sistema que aqueça a água de alimentação de uma caldeira, a partir da descarga de superfície, que atualmente é desperdiçada. Assim, espera-se reduzir o consumo de combustível e manter o nível de vapor produzido. Inicialmente, foi realizada uma apresentação de conceitos, julgados como fundamentais, para o entendimento do trabalho, como: caldeiras, trocadores de calor e bombas. Em seguida, decidiu-se como seria a distribuição dos componentes no ciclo, mostrou-se os componentes utilizados para realizar as medições necessárias e definiu-se os parâmetros essenciais para realização do dimensionamento dos equipamentos integrantes do sistema. Na seção de desenvolvimento, foram mostrados os cálculos referentes ao dimensionamento do trocador de calor e da bomba. Após este, com o auxílio de fabricantes, foram selecionados os componentes que satisfazem as condições impostas do projeto. Já no fechamento do trabalho, concluiu-se que a vazão da descarga de superfície é insuficiente para aquecer um volume considerável da água de alimentação da caldeira e, também, foram sugeridas algumas alternativas para trabalhos futuros.
Abstract: In the analysis of creating more efficient manufacturing processes, the number of researches that aim at maintaining the volume of final product while decreasing the raw material consumption has gained prominance. This research aims to present a system where the currently wasted surface discharge water is heated to feed the boiler. It is expected to reduce fuel consumption and maintain the level of steam produced. Initially, concepts considered fundamental for the understanding of the work, such as: boilers, heat exchangers and pumps were presented. Based on the research, it was decided how the components would be distributed in the system, and the essential parameters to design the equipments. With gathered information those calculations of the heat exchanger and pump were shown. After that, with the help of the manufacturers, the components that meet the imposed design conditions were selected. It was concluded that the surface discharge is insufficient to heat a considerable volume of the boiler feed water and it was suggested future researches.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12734
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2018_2_09.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.