Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12772
Título: Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências
Título(s) alternativo(s): Medicinal garden as a teaching resource for the teaching of Science
Autor(es): Locateli, Bruna Taiza
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Plantas medicinais
Botânica
Ciência - Estudo e ensino
Medicinal plants
Botany
Science - Study and teaching
Data do documento: 29-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: LOCATELI, Bruna Taiza. Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015.
Resumo: A horta medicinal escolar é um instrumento didático de cultivo de vegetais para o estudo das plantas, o qual poderá ser utilizado para o estudo da Botânica no ensino Médio e Fundamental. O objetivo deste trabalho é propor situações de aprendizagem que articulam conhecimentos teóricos e práticos voltados ao estudo da Botânica das plantas medicinais, além de construir uma horta medicinal a fim de utilizá-la para o ensino de Botânica. O presente projeto foi desenvolvido em um colégio estadual do município de Dois Vizinhos- PR e contou com a participação de 14 alunos dos 6º anos do ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco módulos didáticos, durante dois meses com encontros semanais, com duração de duas horas cada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram pré e pós-questionários, também, fotos, áudio e observações, a metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação no qual o pesquisador participa da pesquisa. O projeto ajudou os alunos a entenderem melhor sobre a Botânica, principalmente a diferença entre célula animal e vegetal, cloroplasto e estômatos com observação em microscópio. A horta medicinal se mostrou um bom recurso didático, o qual despertou o interesse e a curiosidade dos alunos em aprender sobre as plantas medicinas e Botânica.
Abstract: School medicinal garden is an educational tool of vegetable cultivation for the study of plants, which may be used for the study of Botany in the middle and elementary school. The objective of this work is to propose learning situations that articulate theoretical and practical knowledge focused on the study of Botany of medicinal plants, as well as building a medicinal garden in order to use it for teaching Botany. This project was developed in a state school in the city of Dois Vizinhos - PR and included the participation of 14 students from 6 years of elementary school. The project was developed in five learning modules during two months with weekly meetings lasting two hours each. The data collection instruments used were pre- and post-questionnaires also photos, audio and observations, the research methodology used was qualitative, type action research, in which the researcher participates in the research. The project helped the students to understand better about Botany, mainly the difference between animal and plant cell, chloroplast and stomata with observation under a microscope. The medicinal garden proved to be a good teaching tool, which aroused the interest and curiosity of students in learning about medicinal plants and Botany.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12772
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2015_1_03.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.