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Título: Projeto de uma bancada didática para determinar o número de Reynolds
Título(s) alternativo(s): Design of a didactic equipment to determine the Reynolds number
Autor(es): Nogara Junior, Jules Rimet
Orientador(es): Nakaura, Marcio Tadayuki
Palavras-chave: Mecânica dos fluidos
Escoamento
Tubulação
Fluid mechanics
Runoff
Piping
Data do documento: 26-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: NOGARA JUNIOR, Jules Rimet. Projeto de uma bancada didática para determinar o número de Reynolds. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O escoamento, de líquidos e gases, pode ser dividido basicamente em dois modos: 1. Laminar - quando o movimento do fluido é visto como altamente ordenado e as linhas de corrente são suaves, ou seja, sem alterações bruscas durante a sua trajetória; 2. Turbulento - quando fluido possui um movimento desordenado devido às flutuações de velocidade. Osborne Reynolds, por meio de sua pesquisa publicada em 1883, desenvolveu uma relação de alguns parâmetros para determinar o comportamento do escoamento de fluidos. Esta relação, hoje conhecida como Número de Reynolds, relaciona as forças de inércia com as forças viscosas do fluido, e resulta numa grandeza adimensional capaz de prever o modo de escoamento do fluido. O presente trabalho apresenta um projeto de uma bancada didática para reproduzir o experimento de Reynolds. Além da lista de materiais necessários para a fabricação da bancada foi feito um levantamento de custo. Espera-se que este projeto seja utilizado para a construção da bancada didática, trazendo desta forma benefícios ao aprendizado por meio de aulas práticas.
Abstract: The fluid flows of liquids and gases can be divided basically in two modes: 1. Laminar - when fluid movement is highly ordered and streamlines are smooth, i.e. without changes abruptly of the path lines; 2. Turbulent - when fluid has a disordered movement due to the velocity fluctuations. Osborne Reynolds, through his research published in 1883, developed a relationship of some parameters to determine the fluid flows behavior. This relationship, now known as Reynolds Number, relates the inertial forces with the viscous forces of the fluid, and it results in a dimensionless magnitude capable of predicting the fluid flows modes. The present work introduces a design of a didactic equipment to determine the Reynolds number. In addition to the list of materials, it was obtained a quotation for the equipment construction. It is expected that this project will be used for the construction of the didactic equipment and then bringing benefits to learning through practical classes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12889
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