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Título: Plantas medicinais na escola: diálogo entre o conhecimento científico e o popular
Título(s) alternativo(s): Medicinal plants at school: a dialogue between scientific and popular knowledge
Autor(es): Stavski, Franciane Fátima
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Plantas medicinais
Botânica
Ensino - Meios auxiliares
Medicinal plants
Botany
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 18-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: STAVSKI, Franciane Fátima. Plantas medicinais na escola: diálogo entre o conhecimento científico e o popular. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois vizinhos, 2018.
Resumo: Este projeto tem como objetivo proporcionar o diálogo entre o conhecimento científico e o popular sobre as plantas medicinais em uma escola da rede Estadual na região Sudoeste do Paraná. Serão utilizadas metodologias e estratégias práticas, dinâmicas e atrativas para a compreensão da Botânica das plantas medicinais. O conhecimento científico será articulado com o conhecimento popular/tradicional cultivado de geração em geração nos lares. Como instrumento didático será construído um horto medicinal para auxiliar nas aulas. O projeto será desenvolvido por meio de uma sequência didática, dividida em encontros semanais através de diferentes módulos. Os módulos contemplarão abordagens sobre: o relacionamento das pessoas com as plantas desde pré-história até a atualidade, as propriedades fitoterápicas, cultivo, coleta, armazenamento, toxidez, além de conciliar os diferentes saberes. Toda metodologia estará norteada por uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados será realizada por fotografias, diário de campo, falas significativas. Diante disso, a escola é a principal mediadora de conhecimentos, tendo como papel, auxiliar na formação cidadã, na preservação e conservação da vasta biodiversidade e a cultura local. Sendo assim, analisaremos a intencionalidade entre a relação dos alunos com as plantas em seu cotidiano.
Abstract: This project aims to provide a dialogue between scientific and popular knowledge about medicinal plants at a state school in the Southwest Paraná. Will be used methodology and practical strategy for an understanding of the botany of medicinal plants. Scientific knowledge will be articulated with popular/traditional knowledge cultivated from generation to generation in homes. As a teaching tool, a medical garden will be built to help in class. The project will be developed through a didactic sequence, divided into weekly meetings through different modules. The modules will contemplate approaches on: the relationship of people with plants from prehistory to the present, phytotherapeutic properties, cultivation, collection, storage, toxicity, in addition to reconciling different knowledge. All methodology will be guided by a qualitative research. Data collection will be performed by photographs, field diary, significant speeches. Given this, the school is the main mediator of knowledge, having as its role, assisting in citizen training, preserving and conserving the vast biodiversity and local culture. Thus, the intentionality between the students' relationship with the plants in their daily life was analyzed.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930
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