Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12972
Título: Escola e aprendizagem: um olhar sobre o autismo
Título(s) alternativo(s): School and learning: a look at autism
Autor(es): Silva, Daiani Padilha da
Orientador(es): Boeno, Rosangela Maria
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Ambiente escolar
Transtornos do espectro autista em crianças - Diagnóstico
Autism spectrum disorders
School environment
Autism spectrum disorders in children - Diagnosis
Data do documento: 2-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: SILVA, Daiani Padilha da. Escola e aprendizagem: um olhar sobre o autismo. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: Esta pesquisa investigou sobre a escolarização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA),por meio de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais bibliográficos livros, revistas, artigos e periódicos sobre as principais características da escolarização de alunos com TEA. É de conhecimento que os desafios são grandes, tanto para os estudantes autistas, quanto para os professores. É certo que as crianças com TEA devem estar inseridas no ambiente escolar, de forma integral e a escola por sua vez, deve respeitar as particularidades destes alunos. Sendo assim, cabe à equipe pedagógica identificar as principais características e, a partir dos pontos fortes e frágeis trabalhar da melhor maneira possível para o desenvolvimento destes. A justificativa da pesquisa deve-se ao fato de ainda haver um déficit de conhecimento sobre o TEA, e pelo fato de professores e acadêmicos de licenciaturas relatarem que não há um preparo adequado durante a graduação. Para finalizar, serão confeccionadas cartilhas para serem distribuídas aos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais, nas escolas municipais de Dois Vizinhos, Paraná, com o objetivo de alertar os docentes sobre os traços do Autismo, sendo que o educador possui papel fundamental nesse processo, pois na convivência com as crianças, pode identificar sinais mais precocemente e orientar os pais a buscarem o apoio de profissionais que possam auxiliar tanto os pais quanto as crianças com esse transtorno.
Abstract: This research investigated the schooling of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), through a bibliographical research, having bibliographical references books, articles and periodicals on the main characteristics of the schooling of students with ASD. It is well known that the challenges are great for both autistic students and teachers. It is true that children with ASD should be fully integrated in the school environment and the school should respect the particularities of these students. Therefore, it is up to the pedagogical team to identify the main characteristics and, based on the strengths and the best possible way for the development of these. The rationale for the research is that there is still a lack of knowledge about ASD, and the fact that professors and undergraduate academics report that there is no adequate preparation during graduation. To finalize, primers will be made to be distributed to elementary school teachers - initial years, in the municipal schools of Dois Vizinhos, Paraná, with the objective of alerting teachers about the traits of Autism, and the educator plays a fundamental role in this process, because in the coexistence with children, can report signs earlier and guide parents to seek the support of professionals who can assist both parents and children with this disorder.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12972
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2019_1_04.pdf42,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.