Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12980
Título: Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Environmental education in teacher training: methodologies for an interdisciplinary practice
Autor(es): Tolfo, Erivelto Folhato
Orientador(es): Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino - Meios auxiliares
Sustentabilidade
Environmental education
Teaching - Aids and devices
Sustainability
Data do documento: 24-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: TOLFO, Erivelto Folhato. Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: Desde o século XX as questões ambientais ganham destaque na sociedade, sendo evidente que as práticas de desenvolvimento econômico e social utilizadas até o momento, estão comprometendo gravemente o meio ambiente, ameaçando à qualidade e a vida no Planeta. Surgem então, vários documentos, tratados, acordos e estudos entre vários países do mundo, visando um desenvolvimento harmônico e sustentável com o meio ambiente. Neste sentido a Educação Ambiental ganha espaço, pois pode contribuir no processo de formação de cidadãos conscientes e atuantes no meio, possibilitando assim, que tanto as presentes quanto as futuras gerações possam desfrutar de um meio ambiente equilibrado e saudável, assim como assegura a própria legislação brasileira. Por este motivo, buscou-se aqui apresentar a importância da Educação Ambiental no âmbito escolar, no processo de formação de docentes, pois é extremamente importante a familiarização dos futuros professores com esses conceitos, para que sejam capazes de participar de ações voltadas para a sustentabilidade. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento da Educação Ambiental formal e avaliar como elas podem contribuir para o processo de formação docente. Este trabalho foi aplicado com estudantes do 2° ano de um Curso de Formação de Docentes de um Colégio público do Município de Dois Vizinhos – PR. Inicialmente foi aplicado um pré-questionário estruturado para verificar o conhecimento dos envolvidos acerca das possíveis técnicas de Educação Ambiental, após realizou-se uma palestra sobre o histórico e conceitos de Educação Ambiental, preservação ambiental, impactos ambientais e sustentabilidade. Em seguida os envolvidos realizaram uma visita monitorada no Parque das Aves e uma visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu, com realização de trilha ecológica onde foram desenvolvidas diversas atividades de Educação Ambiental. No final das atividades foi aplicado um pós-questionário para avaliar a intervenção do projeto. A utilização de diferentes encaminhamentos metodológicos para o ensino da Educação Ambiental mostrou-se eficaz no processo de formação docente, demonstrados por meio dos relatos dos educandos e a sensibilização referente as questões ambientais. Os resultados obtidos evidenciam a importância da utilização de diferentes metodologias para o desenvolvimento da Educação Ambiental no processo de formação de docentes. Percebe-se que é de grande relevância a realização de projetos sobre Educação Ambiental no curso de formação docente, pois é um instrumento de sensibilização para os futuros educadores, no qual reforça o papel do cidadão na mudança de pensamento e comportamento.
Abstract: Since the twentieth century, environmental issues have gained importance in society, and it is evident that the economic and social development practices used so far are seriously compromising the environment, threatening quality and life on the Planet. Several documents, treaties, agreements and studies emerge from all the countries of the world, aiming an harmonious and sustainable development with the environment. In this sense, Environmental Education gains space because it can contribute to the process of formation of citizens aware and active in the middle, thus enabling both present and future generations to enjoy a balanced and healthy environment, which is guaranteed by Brazilian legislation. For this reason, we sought to present the importance of Environmental Education in the school context and in the process of teacher training, because it is extremely important to familiarize future teachers with these new concepts, so that they are able to participate in actions for sustainability. In this sense, the objective of this work is to present different methodological strategies for the development of formal Environmental Education and to evaluate how they can contribute to the teacher training process. This work was applied with students of the 2nd year of a Teacher Training Course of a Public School of the Municipality of Dois Vizinhos - PR. Initially, a structured pre-questionnaire was applied to verify the knowledge of those involved about the possible Environmental Education techniques and after this, a lecture about the history and concepts of Environmental Education, environmental preservation, environmental impacts and sustainability was also aplied. The participants made a monitored visit at the Bird Park and a technical visit to the Iguaçu National Park, with an ecological trail where several Environmental Education activities were developed. At the end of the activities a post-questionnaire was applied to evaluate the project intervention. The use of different methodological tools for the teaching of Environmental Education has proved to be effective in the teacher training process, demonstrated through the reports of the students and the environmental awareness. The results obtained evidenced the importance of the use of different methodologies for the development of Environmental Education in the process of teacher training. It is noticed that it is of great relevance to carry out projects on Environmental Education in the course of teacher training, because it is an instrument of awareness for future educators, in which it reinforces the role of the citizen in the change of thought and behavior.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12980
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2019_1_08.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.