Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1322
Título: Utilização do material disponibilizado pelo Governo Federal, no ensino de jovens e adultos
Autor(es): Ribeiro, Roberta Kelly Alves
Orientador(es): Pereira, Maurini de Souza Alves
Palavras-chave: Literatura - Análise
Literatura comparada
Leitura (Educação de adultos)
Incentivo à leitura
Literature - Analysis
Literature, Comparative
Reading (Adult education)
Reading promotion
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: RIBEIRO, Roberta Kelly Alves. Utilização do material disponibilizado pelo Governo Federal, no ensino de jovens e adultos. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação teórica, trazendo uma síntese sobre as obras Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, verificando suas concepções metodológicas e estabelecendo critérios de ligação entre as obras. Esta pesquisa apresenta um apanhado histórico sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, no Estado do Paraná até chegar a Curitiba. Traz uma abordagem sobre projetos governamentais que incentivam a leitura, voltados aos neoleitores. Com a apropriação desse conhecimento, surgiu o interesse de fazer uma explanação sobre um desses programas, que é a Coleção Literatura para Todos, com intuito de verificar a existência de alguma obra literária que trouxesse um texto dramático. Verificada essa existência, foram propostas sugestões de possíveis aplicações de exercícios e métodos usados no Teatro do Oprimido como público da EJA. Esta pesquisa mostrou que existe a possibilidade de conciliar o texto teatral da Coleção com o método usado por Boal.
Abstract: This paper presents a theoretical investigation, bringing a synthesis of the work Pedagogy of the Oppressed, Paulo Freire, and Theatre of the Oppressed, Augusto Boal, verifying their designs and methodological criteria established link between the works. research presents a historical overview on the education of youth and adults in Brazil, in the State of Paraná to reach Curitiba. Brings an approach on government projects that encourage reading, geared to neoleitores. With the appropriation of this knowledge, the interest of making an explanation of one of these programs, which is the collection Literature for All, in order to verify the existence of any literary work that would bring a dramatic text. Verified that there were proposed suggestions of possible applications and methods of exercise used in Theatre of the Oppressed as public EJA. This research showed that it is possible to reconcile the text’s theatrical collection to the method used by Boal.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1322
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_VIII_2013_07.pdf919,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.