Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1333
Título: Aplicação da análise de modos e efeitos de falha: FMEA: para avaliação de riscos em uma fundição de ferro: setor de fusão
Autor(es): Garbin, Eudes Adan
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Avaliação de riscos ambientais
Administração de risco
Ferro - Fundição
Industrial safety
Environmental risks assessment
Risk management
Iron founding
Data do documento: 1-Jul-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: GARBIN, Eudes Adan. Aplicação da análise de modos e efeitos de falha: FMEA: para avaliação de riscos em uma fundição de ferro: setor de fusão. 2013. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Gerenciar riscos é imprescindível para que uma organização obtenha sucesso, por isso, é necessário fazer o uso de ferramentas que sejam capazes de identificá-los qualitativa e quantitativamente, permitindo sua correlação com o processo, permitindo a tomada de ações que possam de alguma forma a minimizá-los ou eliminá-los. Neste artigo, procurou-se adaptar os critérios da FMEA – Análise de Modos e Efeitos de Falha, fundamentados no processo de fusão de ferro de uma indústria de fundição. A metodologia utilizada foi o levantamento qualitativo através da observação in loco e quantitativo com base na revisão bibliográfica sobre a FMEA, chegando ao final com a elaboração de uma planilha que identificou os riscos existentes, classificando em ordem de maior número de probabilidade de risco e maior severidade, ocorrência e detecção, respectivamente.
Abstract: Managing risk is essential for an organization to get success, so it is necessary to make use of tools that are able to identify them qualitatively and quantitatively, allowing its correlation with the process, allowing to take actions that can somehow minimize them or eliminate them. In this article, we tried to adjust the criteria of FMEA - Analysis of Failure Modes and Effects, based on the fusion process of an iron foundry industry. The methodology used was a qualitative survey through on-site observation and quantitative based on literature review on the FMEA, coming to the end with the preparation of a spreadsheet that identified the risks, ranking in order of highest number of risk probability and higher severity, occurrence and detection, respectively.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1333
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXIV_2013_10.pdf354,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.