Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13391
Título: Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
Título(s) alternativo(s): Image, Duchamp and the other: or about the invitation to the imaginary perception by the subject
Autor(es): Khouri, Gihad Abdalla El
Orientador(es): Landal, Simone
Palavras-chave: Imagens
Sujeito (Filosofia) na literatura
Subjetividade
Percepção
Pictures
Subject (Philosophy) in literature
Subjectivity
Perception
Data do documento: 1-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: KHOURI, Gihad Abdalla El. Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O presente estudo busca estruturar teórico-conceitualmente um encontro entre a postura artística de Marcel Duchamp, a partir de Octavio Paz, ao conceito de sujeito prático Deleuziano considerando a imagem enquanto um dado perceptivo que altera o sujeito ao mesmo tempo que é alterada por ele a partir das noções de Aumont, Beccari, Berger, Crary e Rancière. Metodologicamente, estrutura-se a partir de estudo bibliográfico e construção imagética, dividindo-se em quatro partes : Duchamp traçando-se a postura do artista e suas ligações com a imagem e o olhar do outro; Sujeito desenvolvendo-se a ideia deleuziana e adentrado-se ao conceito de subjetividade a fim de entender o sujeito transitório que se constitui no dado; Ode ao Olhar sendo uma construção imagética embasada pela abordagem de John Berger que se propõe a confirmar a força da imagem por si só; fechando o arco com Imagem apresenta-se uma visão amplificada da imagem em uma convergência do sujeito apresentado aplicação à imagem duchampiana.
Abstract: The present study seeks to structure theoretically-conceptually a meeting between Marcel Duchamp's artistic posture, from Octavio Paz, to the concept of Deleuzian practical subject considering the image as a perceptual data that alters the subject while is changed by him to from the notions of Aumont, Beccari, Berger, Crary and Rancière. Methodologically, it is structured from a bibliographical study and image construction, dividing into four parts: Duchamp drawing the artist's posture and his connections with the image and the look of the other; Subject being developed the Deleuzian idea and entered the concept of subjectivity in order to understand the transient subject that is constituted in the die; Ode to the Look being an imagistic construction based on the approach of John Berger that proposes to confirm the force of the image by itself; closing the arch with Image presents an amplified vision of the image in a convergence of the subject applied to the Duchampian image.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13391
Aparece nas coleções:CT - Artes Híbridas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEART_II_2017_04.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.