Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13401
Título: A eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio nas edificações
Título(s) alternativo(s): The efficiency of fire prevention and protection systems in buildings
Autor(es): Scheidt, Ana Paula
Orientador(es): Wiczick, Luciene Ferreira Schiavoni
Palavras-chave: Incêndios
Prevenção de incêndios
Edifícios
Fires
Fire prevention
Buildings
Data do documento: 16-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SCHEIDT, Ana Paula. A eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio nas edificações. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Tendo em vista a quantidade de incêndios registrados em edificações nos últimos anos, este trabalho tem o objetivo de analisar a eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio instalados nas edificações conforme a percepção e registro do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, evidenciando as principais inconformidades que contribuem com o agravamento do sinistro e dificultam o trabalho dos responsáveis pelo combate ao incêndio, dando subsídio para estudos futuros na criação de ferramentas que ofereçam melhorias constantes. A metodologia adotada foi a realização de levantamento dos dados registrados pelos bombeiros entre os anos de 2010 e 2017 complementada por uma pesquisa realizado aos soldados vistoriadores e combatentes. Traz como resultado a falta de eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio nas edificações evidenciando necessidade de conscientização da população sobre a utilização dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio assim como a necessidade de garantir a devida instalação das medidas de segurança contra incêndio e pânico de acordo com a legislação vigente. Concluindo que é de grande importância que a engenharia busque novas ferramentas e tecnologias a fim de garantir melhoria constante dos sistemas instalados de acordo com a peculiaridade e necessidade de cada edificação.
Abstract: Tendo em vista a quantidade de incêndios registrados em edificações nos últimos anos, este trabalho tem o objetivo de analisar a eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio instalados nas edificações conforme a percepção e registro do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, evidenciando as principais inconformidades que contribuem com o agravamento do sinistro e dificultam o trabalho dos responsáveis pelo combate ao incêndio, dando subsídio para estudos futuros na criação de ferramentas que ofereçam melhorias constantes. A metodologia adotada foi a realização de levantamento dos dados registrados pelos bombeiros entre os anos de 2010 e 2017 complementada por uma pesquisa realizado aos soldados vistoriadores e combatentes. Traz como resultado a falta de eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio nas edificações evidenciando necessidade de conscientização da população sobre a utilização dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio assim como a necessidade de garantir a devida instalação das medidas de segurança contra incêndio e pânico de acordo com a legislação vigente. Concluindo que é de grande importância que a engenharia busque novas ferramentas e tecnologias a fim de garantir melhoria constante dos sistemas instalados de acordo com a peculiaridade e necessidade de cada edificação.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13401
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVI_2018_01.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.