Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1357
Título: Adequação do FMEA para gerenciamento de riscos em obra de infraestrutura, após a aplicação da análise preliminar de risco na execução de muro de gabião
Autor(es): Patricio, Renato Pickler
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Avaliação de riscos ambientais
Administração de risco
Construção civil - Medidas de segurança
Industrial safety
Environmental risks assessment
Risk management
Building - Safety measures
Data do documento: 23-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: PATRICIO, Renato Pickler. Adequação do FMEA para gerenciamento de riscos em obra de infraestrutura, após a aplicação da análise preliminar de risco na execução de muro de gabião. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os riscos através da aplicação da ferramenta APR na execução de muro de gabião, que são estruturas armadas, flexíveis, drenantes e de grande durabilidade e resistência. Na sequência adequar a metodologia FMEA para auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina Trabalho no gerenciamento de riscos em obra de infraestrutura de uma empresa da construção e engenharia. Este estudo teve inicio depois de observar as atividades de construção civil em um empreendimento de grande porte no sul do Brasil e a probabilidade de ocorrer acidentes de trabalho em obras de infraestrutura ser alta, devido à diversidade e singularidade dos trabalhos realizados neste setor econômico. A dificuldade em identificar antecipadamente os riscos dos quais seus trabalhadores estão expostos foi o motivador para adequar o FMEA, que é uma ferramenta de análise de riscos que consiste em identificar as falhas, os riscos e seus efeitos. Foi aplicada em campo a técnica APR com um grupo de trabalho da empresa para identificar os riscos e um novo formulário do FMEA foi adequado para uma futura aplicação, permitindo a priorização dos riscos e atuação do setor de segurança por meio de ações preventivas para minimizar o impacto de um possível acidente. Não existe um método excelente para se identificar os perigos e riscos, as empresas tem que procurar combinar as ferramentas existentes, obtendo o maior número possível de informações. Concluiu-se que a aplicação da APR na execução de um muro de gabião é simples na identificação e prevenção de riscos de acidente e em sua maioria os riscos em que os trabalhadores estão expostos são moderados e relevantes. Após a adequação da metodologia de avaliação de riscos FMEA, pode-se concluir que a proposta vai auxiliar na identificação de riscos e vai permitir um diagnóstico geral e coerente com os riscos atual da empresa, porém para verificar a prevenção e redução de acidentes e seus custos, precisa-se criar uma sistemática para aplicar e validar a ferramenta adaptada e ver o grau de segurança.
Abstract: This study aims to analyze the risks by applying the APR tool in implementing gabion wall, which are armed structures, flexible, draining and great durability and strength. Following suit FMEA methodology to assist the Specialized Safety Engineering and Medical Work in the risk management work of a company's infrastructure construction and engineering. This study was initiated after observing the activities of construction on a large project in southern Brazil and the probability of accidents in infrastructure works to be high, due to the diversity and uniqueness of the work in this economic sector. The difficulty in identifying in advance the risks to which their employees are exposed was the motivator to bring the FMEA, which is a tool of risk analysis is to identify gaps, risks and effects. Was applied in the technical field APR with a working group of the company to identify risks and a new form of FMEA was suitable for a future application, allowing the prioritization of risks and actions of the security sector through preventive actions to minimize the impact of a possible accident. There is an excellent method to identify hazards and risks, companies must seek to combine existing tools, getting the best possible information. It was concluded that the application of APR in the execution of a gabion wall is simple in the identification and prevention of accidents and mostly the risks that workers are exposed are moderated and relevant. After the adequacy of the methodology of FMEA risk assessment, it can be concluded that the proposal will assist in identifying risks and will allow a general diagnosis and consistent with the current risk of the company, but to verify the prevention and reduction of accidents and their costs, we need to create a system to implement and validate the appropriate tool and see how safe.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1357
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXIV_2013_28.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.