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Título: Avaliação do programa “Brigada escolar: a defesa civil na escola”
Autor(es): Uchôa, Ricardo da Rosa
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Acidentes - Prevenção
Educação para segurança
Defesa civil
Accidents - Prevention
Safety education
Civil defense
Data do documento: 24-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: UCHÔA, Ricardo da Rosa. Avaliação do programa “Brigada escolar: a defesa civil na escola”. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A busca pela redução dos impactos causados pela ocorrência de eventos desastrosos é de conhecimento científico há muitos anos. Já nas últimas décadas, os esforços têm se concentrado em disseminar o conhecimento sobre a prevenção e enfrentamento de desastres, na esperança de criarmos uma cultura de segurança e, assim, reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos. Este trabalho avalia o desenvolvimento da implantação do Programa Brigada Escolar: A Defesa Civil na escola, adotado pelo Governo do Estado do Paraná. A avaliação do Programa se realiza sob duas óticas. A primeira refere-se a percepção dos gestores locais do Programa nas escolas, com relação a sua eficiência, com foco na formação de uma cultura de segurança e a inclusão dos temas correlatos aos alunos e a comunidade. A segunda, verifica se o Programa cumpre a meta de adequação das escolas no quesito sinalização de emergência. O método da pesquisa foi do tipo estudo de caso, utilizando-se de duas técnicas distintas para obtenção e coleta de dados. Na primeira fase, de caráter exploratório, aplicou-se um formulário aos gestores do Programa nas escolas. A análise foi baseada na perspectiva da abordagem de competências, ou seja, buscou identificar se os treinamentos oferecidos pelo Governo têm despertado a cultura de segurança e agregado a conscientização cabível aos gestores. Na segunda fase, foi realizada uma pesquisa de campo nas escolas buscando identificar, com base em uma lista de verificação, a adequação das mesmas quanto à sinalização de emergência. Os resultados da pesquisa indicaram que o Programa ainda não cumpre o propósito de criar uma cultura de segurança e as escolas, até o presente momento, não foram adequadas em relação à sinalização de emergência.
Abstract: The search for the reduction of impacts caused by the occurrence of disastrous events is a known fact for the scientific community for years. On the past decades, the efforts are concentrated on disseminating knowledge to prevent and combat disasters, hoping to create a culture of security and therefore reduce the ambient, social and economic impacts of these events. The present essay analyses the effectiveness of the implantation of the Program “School Brigade: Civil Defense at School” adopted by Parana’s Government. The program analysis focuses on two views: The first refers to the local managers perception of the Program at the schools based on the creation of a security culture and on adding the theme and correlated subjects to the discussion within students and the community; the second one verifies if the proposed emergency signalization is being applied at schools. The research methods were based on case study using two different techniques for obtaining data and data collection. On the investigation stage a survey was given to the managers of the Program at the schools. The analysis was based on the perspective of the income of competences, by so it tries to identify if the training offered by the Government have created a security culture and the awareness of the managers. At the second stage a field study was made to ensure that the emergency signalization was attended by the schools. The dissertation results indicates that the program does not yet accomplishes the purpose of creating a security culture and that the schools are not yet equipped with proper emergency signalization.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1358
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