Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13590
Título: Aplicação didática da corrosão em metais, utilizando ensaio de atmosfera poluída com óxidos de nitrogênio e enxofre
Autor(es): Fernandes, Leonardo Lucas
Orientador(es): Piza, Marcos Antonio
Palavras-chave: Corrosão e anticorrosivos
Ar - Poluição
Oxidação
Ensino - Meios auxiliares
Corrosion and anti-corrosives
Air - Pollution
Oxidation
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: FERNANDES, Leonardo Lucas. Aplicação didática da corrosão em metais, utilizando ensaio de atmosfera poluída com óxidos de nitrogênio e enxofre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: Falar de oxidação tem-se mostrado uma tarefa difícil aos professores no ensino médio. Relacionar o conteúdo com a vivência do aluno é de extrema importância e quando falamos de reação de oxidação, podemos usar algo que está presente na vida do aluno, pois, desde antes do seu nascimento, essas reações ocorrem diariamente em seu próprio corpo e também em materiais do seu cotidiano, como metais, madeiras, plástico e etc. Para facilitar o entendimento e construir o saber crítico do aluno é importante que os professores utilizem ferramentas que vão além da aula tradicional, como animações para demonstrar como as reações acontecem, experimentações, entre outros recursos que se diferenciam da ideia de somente uma aula teórica. O presente trabalho teve por objetivo, a partir de uma avaliação diagnóstica, desenvolver um método teórico prático em que se relaciona os processos de oxidação com o cotidiano dos alunos do ensino médio. Por meio desta prática, pretende-se despertar nos alunos, além da construção de um conhecimento sobre oxidação, o cuidado com a prevenção ambiental.
Abstract: Talking about oxidation has been a difficult task for teachers in high school. Relating the content to the student's experience is of utmost importance and when we talk about oxidation reaction, we can use something that is present in the student's life, since, prior to birth, these reactions occur daily in his own body and also in materials of your daily life, such as metals, woods, plastic and so on. In order to facilitate understanding and build critical student knowledge, it is important that teachers use tools that go beyond the traditional classroom, such as animations to demonstrate how reactions happen, experiments, and other resources that differ from the idea of only one theoretical class . The objective of this study was to develop a practical theoretical method in which the oxidation processes are related to the daily life of high school students. Through this practice, it is intended to awaken in the students, besides the construction of a knowledge about oxidation, the care with the environmental prevention.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13590
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaodidaticacorrosaometais.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.