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Título: Uma proposta didático-pedagógica para o ensino de química na educação de jovens e adultos
Autor(es): Galvão, Mônica Adriely
Orientador(es): Deimling, Natalia Neves Macedo
Palavras-chave: Química
Polímeros
Educação de adultos
Chemistry
Polymers
Adult education
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: GALVÃO, Mônica Adriely. Uma proposta didático-pedagógica para o ensino de química na educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: A articulação entre teoria e prática é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem. Visando elencar a importância de uma educação emancipadora para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), elencamos como objetivo desse trabalho desenvolver, avaliar e analisar uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Química utilizando como tema o conteúdo de polímeros. Para tanto, desenvolvemos inicialmente um plano de unidade tomando como base o referencial teórico-metodológico da Pedagogia Histórico-Critica para o com esse conteúdo no ensino médio na modalidade de Educação da Jovens e Adultos, tendo em vista as discussões críticas dos conteúdos químicos e as atividades teórico-experimentais necessárias e a ele inerentes, tendo em vista a análise da temática a partir de diferentes dimensões. Para isso desenvolvemos uma pesquisa intervenção com abordagem qualitativa com 10 alunos da EJA no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Campo Mourão, escola pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Para a análise e construção dos dados, além do referencial teórico norteador do estudo, utilizamos também livros e artigos relacionados ao Ensino de Química e a EJA. Para tanto, realizamos em um primeiro momento da intervenção um diagnóstico por meio de questionários observações e debates. A partir desse diagnóstico inicial, foi possível fazer um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema polímeros e aos problemas ambientais a ele articulados. Dando continuidade, iniciamos a problematização e instrumentalização dos conteúdos culturais necessários ao alcance dos objetivos específicos propostos pela intervenção. Para tanto, foram desenvolvidas atividades teórico-práticas que contemplassem os tópicos: polímeros e meio ambiente, origem e aplicações cotidianas dos polímeros, nomenclatura dos compostos orgânicos hidrocarbonetos, características, classificações e definições dos principais tipos de polímeros. Considerando o princípio dialético adotado pela Pedagogia Histórico-Critica, segundo o qual a educação deve estar comprometida com a emancipação das pessoas e de sua liberdade intelectual e política, e tendo coo base os dados obtidos por meio do estudo, foi possível observar que a apropriação desse conteúdo por parte dos estudantes, pela ação mediadora da professora-pesquisadora, lhes possibilitou a passagem de um conhecimento espontâneo, de senso comum, para um conhecimento científico, crítico a mais elaborado.
Abstract: The articulation between theory and practice is a very important factor in the teaching-learning process. Aiming to highlight the importance of an emancipatory education for Youth and Adult Education students, we set out to develop, evaluate and analyze a didactic-pedagogical proposal for the teaching of Chemistry using the content of polymers as the theme. In order to do so, we initially developed a unit plan based on the theoretical-methodological reference of the Historical-Critical Pedagogy to the one with this content in the high school in the modality of Education of the Young and Adults, aiming at the critical discussions of the chemical contents and the theoretical-experimental activities necessary and inherent to it, in view of the analysis of the theme from different dimensions. For this, we developed a qualitative research intervention with 10 students of the Youth and Adult Education in the State Center of Basic Education for Young and Adult of Campo Mourão, school belonging to the Regional Nucleus of Education of Campo Mourão. For the analysis and construction of the data, besides the theoretical reference guide of the study, we also use books and articles related to the Teaching of Chemistry and the Education of Young and Adults. To do so, we performed at the first moment of the intervention a diagnosis through questionnaires observations and debates. From this initial diagnosis, it was possible to make a survey about the students' previous knowledge regarding the topic of polymers and the environmental problems articulated to them. Continuing, we begin the problematization and instrumentalization of the cultural contents necessary to reach the specific objectives proposed by the intervention. For that, theoretical-practical activities were developed, covering the topics: polymers and environment, origin and daily applications of polymers, nomenclature of organic compounds hydrocarbons, characteristics, classifications and definitions of the main types of polymers. Considering the dialectical principle adopted by Historical-Critical Pedagogy, according to which education must be committed to the emancipation of people and their intellectual and political freedom, and based on the data obtained through the study, it was possible to observe that the appropriation of this content by the students, through the mediating action of the teacher-researcher, enabled them to pass from a spontaneous knowledge, from common sense, to a more elaborate critical scientific knowledge.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13592
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