Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14452
Título: A abordagem dos gêneros multimodais no material de apoio ao currículo do estado de São Paulo
Autor(es): Silva, Lucélia Raimunda da
Orientador(es): Catelão, Evandro de Melo
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Letramento
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Leitura
Teaching - Aids and devices
Literacy
Language and languages - Study and teaching
Reading
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SILVA, Lucélia Raimunda da. A abordagem dos gêneros multimodais no material de apoio ao currículo do estado de São Paulo. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a abordagem da multimodalidade textual no material de apoio ao currículo da escola pública do Estado de São Paulo, observando se as orientações do material visam explorar de modo eficiente os gêneros textuais. As atividades analisadas foram retiradas do material intitulado “Caderno do Aluno” elaborado pela Secretaria de Educação para o ensino de Língua Portuguesa no nono ano do ensino fundamental. Acreditamos que o trabalho efetivo com gêneros multimodais pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências leitoras necessárias na atualidade, diante das transformações ocasionadas pelos avanços tecnológicos na forma de compreender o mundo. O objetivo é de apontar como o desenvolvimento de estratégias específicas de leitura através do trabalho com gêneros multimodais no nono ano do ensino fundamental pode contribuir para a formação de leitores proficientes, críticos e conscientes das diversas utilizações da leitura no dia a dia na realização das práticas sociais.
Abstract: This research presents an analysis about the approach of textual multimodality in the material of support to the curriculum of the public school of the state of São Paulo, observing if the orientations of the material aim to explore in an efficient way the textual genres. The activities analyzed were taken from the material entitled "Caderno do Aluno" prepared by Secretary of Education for the teaching of Portuguese Language in the ninth year of elementary school. We believe that effective work with multimodal genres can be a valuable tool for the development of current reading skills, given the transformations caused by technological advances in understanding the world. The objective is to point out how the development of specific reading strategies through work with multimodal genres in the ninth grade of elementary school can contribute to the formation of proficient, critical and aware readers of the different uses of reading in the daily practice social.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14452
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_14.pdf666,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.