Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1510
Título: Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
Autor(es): Silva, Mayara Gobetti Fernandes da
Orientador(es): Ferri, Elídia Aparecida Vetter
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula
Chemistry - Study and teaching
Educational games
Creative activities and seat work
Data do documento: 18-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: SILVA, Mayara Gobetti Fernandes da. Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Atualmente vários jogos didáticos sobre diversos conteúdos de química vêm sendo propostos buscando, por meio de aspectos lúdicos, alternativas ao processo tradicional de ensino centrado em memorização e aplicação de fórmulas para resolução de exercícios. Deste modo, devido à tendência atual pela procura de novos métodos de ensino-aprendizagem, tornou-se necessário o desenvolvimento de atividades lúdicas que auxiliem os professores e estimulem o raciocínio lógico dos alunos, fazendo com que estes tenham um maior interesse pela disciplina de Química. As três revistas elaboradas, para serem aplicadas no 1o, 2o e 3o ano do ensino médio, foram preparadas de acordo com a distribuição de conteúdos estabelecida nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica em Química do Paraná. As revistas contêm diversos jogos didáticos como: quiz da química, caça-palavras, dominox químico, cruzadinhas, sudokímico dentre outros, além de curiosidades e tirinhas de química, tudo para tornar a aprendizagem da Química muito mais prazerosa e divertida, buscando desmistificar a ideia de que esta ciência é impossível de ser compreendida.
Abstract: Currently several educational games on various chemical contents have been proposed seeking through playful aspects, alternatives to the traditional teaching centered on memorizing and applying formulas for solving exercises. Thus, due to the current trend by seeking new methods of teaching and learning, it became necessary to develop recreational activities that help teachers and encourage logical thinking of students, so that they have a greater interest in the subject of chemistry. The three magazines designed to be applied on the 1o, 2o and 3o year of high school, have been prepared in accordance with the content distribution established in the Basic Education Curriculum Guide Chemistry of Paraná. The magazine contains many educational games such as chemistry quiz, word search, dominox chemical, crosswords, sudokímico among others, as well as chemical curiosities and strips, all to make learning chemistry much more enjoyable and fun, seeking to demystify the idea that this science is impossible to understand.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1510
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_1_08.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.