Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1512
Título: Tecnologia e literatura: um relato de experiência
Autor(es): Maia, Adriana Valério
Orientador(es): Consoli, Márcia Oberderfer
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Tecnologia - Serviços de informação
Ambiente escolar - Sistemas de comunicação
Information technology
Technology - Information services
School environment - Communication systems
Data do documento: 17-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: MAIA, Adriana Valério. Tecnologia e literatura: um relato de experiência. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta algumas reflexões referentes ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em ambiente escolar. Após analisar o crescimento da informatização e seus serviços oferecidos à sociedade atual, observou-se que esse é um ambiente no qual os alunos de Ensino Médio estão inseridos. Dessa forma, buscou-se a elaboração do projeto Literatura e Tecnologia. Pode-se entender que a escola, em nossos dias, se apresenta como ambiente capaz de interagir com uso de recursos tecnológicos, de modo a entender novas metodologias de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade de tecnologias e informação. Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso a conteúdos multidisciplinares. Fundamentado em preceitos da atualização de metodologias usadas durante as aulas, sabe-se que nossos alunos dominam o ambiente digital. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a partir de um projeto de intervenção realizado numa escola pública no estado do Paraná. Por meio deste estudo pretende-se se refletir a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano escolar atendendo a proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade.
Abstract: This paper presents some reflections related to the use of Information and Communication’s Technologies in the school environment. After analyzing the computerization’s growth and its services offered to the current society, it was noted that this is an environment where students of high school are inserted. Thus, it was seek the Literature and Technology project elaboration. It can be understood that the current school presents itself as an environment capable of interacting with technology resources’ use, in order to understand new teaching methodologies in favor of students' interaction in this society of technologies and information. By using different media, that contribute to the appropriation of a communication environment, the computer and its various features stand out as a tool for accessing multidisciplinary content. Substantiated in the update’s precepts of methodologies used in class, it’s known that the students dominate the digital environment. The present work aims to present an experience report from an intervention project performed in a public school of Paraná. Through this study it is intended to reflect the need to point out the importance of this new tool in the daily school complying with the media propose integration as a vehicle for the knowledge’s promotion, complying with the technological advances offered by the contemporariety.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1512
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2012_2_1.pdf
  Acesso Restrito
567,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.