Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1520
Título: Aplicação de atividades dinâmicas sobre elementos químicos: uma comparação com as propostas atuais de ensino
Autor(es): Vargas, Aline Garcias de
Gracioli, Bruna
Orientador(es): Santos, Larissa Macedo dos
Palavras-chave: Jogos educativos
Química - Estudo e ensino
Atividades criativas na sala de aula
Educational games
Chemistry - Study and teaching
Creative activities and seat work
Data do documento: 11-Jul-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: VARGAS, Aline Garcias; GRACIOLI, Bruna. Aplicação de atividades dinâmicas sobre elementos químicos: uma comparação com as propostas atuais de ensino. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo inserir, nas aulas de química, jogos didáticos e atividades lúdicas que remetam um conteúdo abordado em sala de aula, favorecendo a aprendizagem da disciplina de química. Pela grande demanda na busca de métodos alternativos para o ensino da química, esta proposta é considerada um artifício eficaz nos dias de hoje. Isto porque o método proporciona ao aluno a aprendizagem e compreensão de maneira descontraída e, principalmente, uma interação entre os colegas e o professor. As atividades elaboradas consistem de dois tipos, podendo ser realizadas individualmente pelos alunos ou em grupos, sendo, mais especificamente, duas de cada. O tema abordado nos jogos colabora na compreensão dos alunos sobre as características da Tabela Periódica e seus elementos químicos, bem como a utilização e aplicação dos mesmos no dia-a-dia.
Abstract: This work have at objectives to insert, in chemistry’s classes, didactic games and ludic activities that remit a content covered at classroom, favoring learning the discipline of chemistry. Because of high demand in the search for alternative methods for teaching chemistry, this proposal is considered an effective artifice today. This because the method offers, to the student, learning and understanding in a fun way and, mainly, an interaction among classmates and the teacher. The activities developed consist of two types, which can be conducted individually or in groups, more specifically, two each. The topic addressed in the games collaborates on student understanding about the characteristics of the Periodic Table and your chemical elements, well as the use and application of the same in day to day.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1520
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_1_01.pdf651,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.