Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1521
Título: Inserção do conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio
Autor(es): Rodrigues, Deyse Pegorini
Orientador(es): Silva, Davi Costa
Palavras-chave: Resíduos de papel - Reaproveitamento
Química - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Waste paper - Recycling
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 5-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: RODRIGUES, Deyse Pegorini. Inserção do conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Sabendo da importância da contextualização e da experimentação no Ensino de Química, bem como da conscientização quanto ao lixo, o presente trabalho teve como principal objetivo inserir o conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem utilizando como ferramentas a contextualização e uma atividade experimental. O trabalho dividiu-se em duas etapas. A primeira foi constituída de uma aula teórica onde foram abordados os conceitos de lixo, separação do lixo, tipos de lixo, reciclagem e fenômenos físicos e químicos, e a segunda por uma atividade experimental em que foi realizada a reciclagem artesanal de papel usado. As aulas foram aplicadas para alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de um Município do Sudoeste do Paraná. Os resultados obtidos foram gratificantes e sugeriram que a aplicação da metodologia foi efetiva no sentido de promover a participação dos alunos, na forma de questionamentos e intervenções. Além disso, foi de grande valor para os mesmos perceber a importância da reciclagem, e utiliza-la como facilitador do aprendizado sobre transformações químicas e físicas.
Abstract: Knowing the importance of contextualization and experimentation in Chemistry Teaching, as well as the awareness of the trash, the present work aimed to embed the concept junk in the teaching-learning process by using tools such as contextualization and experimental activity. The study was divided into two stages. The first consisted of a lecture which addressed the concepts of waste, separation of trash, garbage, recycling, and physical and chemical phenomena, and the second by an experimental activity that has been performed recycling handmade paper. The lessons were applied to students of the 1st year of high school in a public school of a city of southwestern Paraná. The results were gratifying and suggested that the application of the methodology was effective in promoting student participation in the form of questions and interventions. Moreover, it was of great value to them realize the importance of recycling, and uses it as a facilitator of learning about chemical and physical transformations.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1521
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_1_02.pdf727,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.