Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1524
Título: Efeitos na aprendizagem – um estudo de caso relacionado a construção de modelos atômicos para alunos do ensino médio
Autor(es): Valente, Janaina Scopel
Orientador(es): Oldoni, Tatiane Luiza Cadorin
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Educação - Métodos experimentais
Átomos - Modelos
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Education - Experimental methods
Atoms - Models
Data do documento: 19-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: VALENTE, Janaina Scopel. Efeitos na aprendizagem: um estudo de caso relacionado a construção de modelos atômicos para alunos do ensino médio. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo propor uma metodologia auxiliar ao docente de química no ensino dos modelos atômicos. Neste, os alunos confeccionaram os modelos atômicos de Thompson, Rutherford e Rutherford-Bohr em macro escala com materiais de fácil manuseio e baixo custo. A metodologia proposta foi bem aceita pela docente responsável pela disciplina, bem como pela escola e pelos alunos. Na confrontação dos métodos tradicional e construtivista, observou-se que o método construtivista apresentou uma melhora significativa na assimilação do conteúdo pelos alunos, bem como, a promoção da melhora da autoestima dos mesmos. Os resultados do presente trabalho contribuem com os docentes na proposta de um novo método de ensino em que ocorra a melhora da aprendizagem e a interação dos alunos para a construção das aulas e do conhecimento.
Abstract: The present work aimed to propose a methodology to assist teachers in teaching chemistry of atomic models. In this, students confected the atomic models of Thompson, Rutherford and Rutherford-Bohr in macro-scale with easy handling and low cost materials. The proposed methodology was well accepted by the teacher in charge as well as by schools and students. In the confrontation of traditional and constructive method, it was observed that the construction method showed a very significant improvement in the absorption of content by students as well as the promotion of improved self-esteem of the same. The results of the present study have to contribute to the teachers in the proposal of a new teaching method in which there is an improvement in learning and student interaction to build the lessons and knowledge.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1524
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_1_09.pdf900,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.