Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1525
Título: Avaliação do percentual de artigos de química e educação em periódico científico multidisciplinar da UTFPR – Campus Pato Branco
Autor(es): Berlato, Juliana
Dalagnol, Mayara Tramontin
Orientador(es): Santos, Larissa Macedo dos
Palavras-chave: Redação técnica
Periódicos - Publicação
Química - Estudo e ensino
Technical writing
Periodicals - Publishing
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 20-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: BERLATO, Juliana; DALAGNOL, Mayara Tramontin. Avaliação do percentual de artigos de química e educação em periódico científico multidisciplinar da UTFPR – Campus Pato Branco. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como propósito um estudo de caso sobre um periódico local multidisciplinar que se caracteriza por publicar artigos já pré publicados em eventos e semanas acadêmicas. Como o interesse de publicar vem aumentando cada vez mais no âmbito acadêmico, a fim de transmitir resultados que engrandecem a carreira científica, quantificou-se o total de artigos publicados nos últimos cinco anos, analisando quantos referenciavam à Química e quantos referenciavam à Educação e, a partir disto, interpretar, se a ideia de aumento no número de publicações no decorrer dos anos poderia ser levada em consideração. Foram demonstradas as palavras - chave mais encontradas, em ambos os temas escolhidos. Observou-se qual era a variação dos ramos da Química e da Educação e também foram apontadas as universidades que tiveram participação, por intervenção dos pesquisadores, nas publicações do periódico. Os resultados foram um pouco diferentes que o esperado, entre os anos de 2008 a 2009 houve um crescimento no número total de publicações, contudo, notou-se um decréscimo de 2009 a 2010 e de 2011 a 2012, refletindo nas áreas estudadas. O estudo verificou que publicar é importante, pois a partir disto é que se transmite o conhecimento adquirido para o outro. Além disso, devemos sempre valorizar uma revista local, pois os periódicos têm como função a comunicação dos resultados da pesquisa original, transmitidos por artigos, contribuindo assim para o avanço do conhecimento nas mais diversas disciplinas específicas.
Abstract: This work has the purpose of studying the case about a local multidisciplinary journal characterized by publishing articles already published in events and academic weeks. As the interest to publish increases more and more in the academic scope, in order to transmit results that enhance scientific career, the total number of articles published in the last five years was quantified, analyzing how many referenced to Chemistry and how many referenced to Education and, from these analysis, interpret, if the idea of increasing the number of publications over the years could be taken into account. The keywords found were demonstrated, in both subjects chosen. The variation of the branches of Chemistry and Education were observed and were also indicated the universities who had participated, through the intervention of the researchers in the journal publications. The results were a little different than the expected, from 2008 to 2009 , there was an increase on the total of numbers of publications, although, it was noticed a decrease from 2009 to 2010 and from 2011 to 2012, reflecting on the studied area. This study proved that publishing is important, once it’s from the study that the knowledge acquired is transmitted to others. Besides that, we should always recognize the local journal, since the journal has the function of communicating the results of the original research, which is transmitted by each article, contributing to the advance of knowledge through several specific disciplines.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1525
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_1_10.pdf489,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.