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Título: Acidente de transporte de carga de produto perigoso em rodovia tendo como causa principal o motorista/condutor
Autor(es): Assumpção, Edson Eli de
Orientador(es): Serta, Roberto
Palavras-chave: Transporte rodoviário - Acidentes
Transporte rodoviário - Medidas de segurança
Substâncias perigosas - Transporte
Motoristas de caminhão
Transportation, Automotive - Accidents
Transportation, Automotive - Safety measures
Hazardous substances - Transportation
Truck drivers
Data do documento: 23-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ASSUMPÇÃO, Edson Eli de. Acidente de transporte de carga de produto perigoso em rodovia tendo como causa principal o motorista/condutor. 2012. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O Brasil é um país altamente dependente do transporte por via terrestre em detrimento das ferrovias e da grande quantidade de rios navegáveis que possui. As rodovias brasileiras são utilizadas por toda espécie de veículo e, de forma significativa, por grandes caminhões transportando todo tipo de carga pelas estradas, e dentre estas cargas, há o transporte de um tipo de produto classificado como perigoso. Esta é uma carga que exige toda uma logística, pois representa grande potencial destrutivo para a natureza em redor e para o próprio ser humano. Este trabalho, que tem como objetivo a análise das causas de acidente de carga de produto perigoso em rodovia tendo como causa principal o motorista/condutor. Associados ao fator humano, estão outros, não menos importantes, como as condições das estradas, o veículo/equipamento, a carga/produto, a fiscalização/legislação que regulamenta o transporte destas cargas. Assim, para este estudo estabeleceu-se um método através de uma pesquisa realizada com um grupo de motoristas de caminhão que transportam produto perigoso com origem na região metropolitana de Curitiba. Objetivo da pesquisa é fazer um levantamento de informações sobre o que pensa o motorista sobre esse assunto. O título deste trabalho é Acidente de Transporte de Carga de Produto Perigoso em Rodovia tendo Como Causa Principal o Motorista/Condutor. Os resultados da pesquisa confirmaram a tese inicial de ser o motorista o causador principal através de seus atos inseguros somados às condições inseguras a que está sujeito. Apesar do motorista ser o responsável principal das causas de acidentes, aparece não isoladamente, mas associados a outras causas inerentes à atividade. O trabalho buscou saber a respeito das questões relativas às causas mais recorrentes de acidentes e quais providências tomadas a respeito. Dentre essas providências, há um destaque para a nova lei popularmente chamada de “lei do descanso”. Há, neste estudo, o embasamento em gráficos que demonstram a necessidade de uma produção acadêmica que se debruce sobre os dados coletados para revelar com mais exatidão e clareza científica as condições em que são transportadas cargas com tão grande teor de periculosidade e, principalmente, como estão as condições de segurança de trabalho daqueles que, sob o rótulo simplista de “caminhoneiros”, são responsáveis por fazer chegar aos recantos mais distantes do país tudo que um caminhão pode levar.
Abstract: Brazil is a country highly dependent on transport by road instead of rail and the large amount of navigable rivers that have. The Brazilian highways are used by all kinds of vehicle and, significantly, by large trucks carrying all sorts of cargo on the roads and out of these charges, there is the transport of one type of product classified as dangerous. This is a charge that requires an entire logistics, it represents great potential destructive on the surrounding nature and the human being himself. This work, which aims to analyze the causes of accidents of hazardous cargo on the highway with the main cause of driver/conductor. Associated with the human factor, are other, no less important, such as road conditions, the vehicle/equipment, loading/product, supervision/legislation that regulates the transport of these cargoes. Thus, for this study established a roadmap in which we sought through a survey conducted with a group of truck drivers carrying dangerous goods originated in the metropolitan region of Curitiba. make a survey of what the driver thinks through a survey. The objective of the research is to survey information on what the driver thinks about this subject. The title of this work is Accident Cargo Transportation of Dangerous Product in taking Highway As Main Cause Driver/Conductor. The survey results confirmed the initial thesis of being the driver the main causes through their unsafe acts added to unsafe conditions to which it is subject. Despite the driver being the principal causes of accidents appears not in isolation but in conjunction with other causes inherent in the activity. The study sought to learn about the issues related to recurring causes of accidents and what measures taken in respect. Among these measures is a highlight for the new law popularly called “law of rest”. There, in this study, in the basement graphs that demonstrate a need for academic research to look into the data collected to reveal more scientific accuracy and clarity conditions in which loads are carried with such great content dangerousness, and especially as are the safety conditions of work of those who, under the label of simplistic “truckers” are responsible or making the farthest reach of the country all that a truck can carry.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1529
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