Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15329
Título: Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Contribution of intuitive programming in the early years of elementary school
Autor(es): Oliveira, Elaine Cristina de
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Intuição
Programação (Computadores)
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Linguagem de programação (Computadores)
Intuition
Computer programming
Scratch (Computer program language)
Programming languages (Electronic computers)
Data do documento: 11-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: OLIVEIRA, Elaine Cristina de. Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de estratégias de uso da programação intuitiva por meio de blocos de comandos no cotidiano escolar aos educadores e suas contribuições nas práticas pedagógicas. Analisando a contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma abordagem motivadora e criativa. Pensando nisso, este trabalho tratou de inserção da linguagem de programação para crianças de 10 a 11 anos usando como ferramenta de programação o ambiente Scratch. Essas atividades podem ser aplicadas em um contexto formal de ensino, como o uso das tecnologias digitais vindo a colaborar com atividades interdisciplinares envolvendo o conteúdo curricular.
Abstract: This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and creative approach. Thinking about it, this work dealt with the insertion of the programming language for children from 10 to 11 years using as programming tool the environment Scratch. These activities can be applied in a formal teaching context, such as the use of digital technologies collaborating with interdisciplinary activities involving the curricular content.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15329
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_19.pdf714,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.