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Título: Educação ambiental e transformação social: reflexões sobre o desenvolvimento de um projeto de geração de renda realizado no distrito de Menino Jesus, Candeias, Bahia
Título(s) alternativo(s): Environmental education and social transformation: reflections on the development of a project of income generated in the district of menino Jesus, Candeias, Bahia
Autor(es): Fiaccone, Eliane dos Santos Alcântara
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa
Aprendizagem
Educação ambiental
Qualitative research
Learning
Environmental education
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FIACCONE, Eliane dos Santos Alcântara. Educação ambiental e transformação social: reflexões sobre o desenvolvimento de um projeto de geração de renda realizado no distrito de Menino Jesus, Candeias, Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi refletir sobre o papel da educação ambiental na transformação social em um projeto de geração de renda realizado no distrito de menino jesus, candeias, bahia. A abordagem metodológica desse trabalho está inserida dentro do contexto de pesquisa social, classificado como pesquisa qualitativa.A pesquisa também é caracterizada como pesquisa-ação, visto que a pesquisadora desempenhou um papel de participante em todo o processo do trabalho. Os resultados foram obtidos a partir do reconhecimento do perfil dos participantes e análise do processo formativo que precedeu as oficinas de produção sustentável, com vista a estabelecer uma formação em educação ambiental. O perfil dos participantes revelou que muitos deles não avançaram em escolaridade, e o índice de desemprego é muito grande, apesar de estarem em idade produtiva. A concepção de meio ambiente apresentada pelos participantes, de uma forma geral, no início da pesquisa pode ser um reflexo da forma como a sociedade local se relaciona com o espaço natural onde vivem. A concepção de meio ambiente, da maioria dos participantes aponta como sendo natureza, e vê como algo distante das práticas humanas. A educação ambiental pode promover a transformação social, a partir do momento que leva os indivíduos a repensarem os seus hábitos quanto ao consumo, expectativa em relação ao meio onde vivem, e o conhecimento local. Através da adoção de metodologias participativas tais como uma visita a campo e diagnóstico, bem como o mapeamento participativo. Esse (re)conhecimento do ambiente local é muito importante no processo de aprendizagem ambiental, aquisição de valores e desenvolvimento de novas competências. A ação reflexiva obtida após esse processo formativo motivou os participantes a “sonharem” um pouco mais e vislumbrarem a possibilidade de se tornarem protagonista da própria história do local onde vivem, com o encaminhamento de projetos propostos por eles mesmo.
Abstract: The objective of this work was to reflect on the role of environmental education in social transformation in a project of income generation in the district of menino jesus, candeias, bahia. The methodological approach of this work is inserted within the context of social research, classified as qualitative research. Research is also characterized as action research, since the researcher has played a participant role throughout the work process. The results were obtained from the recognition of the profile of the participants and analysis of the training process that preceded the workshops of sustainable production, in order to establish a training in environmental education. The profile of the participants revealed that many of them did not advance in schooling, and the unemployment rate is very large, although they are of productive age. The conception of the environment presented by the participants, in general, at the beginning of the research can be a reflection of the way in which the local society relates to the natural space where they live. The environmental conception of most participants points to being nature, and sees it as something far from human practices.Environmental education can promote social transformation, from the moment it leads individuals to rethink their habits regarding consumption, expectations regarding the environment in which they live, and local knowledge. Through the adoption of participative methodologies such as a field visit and diagnosis, as well as participatory mapping. This knowledge of the local environment is very important in the process of environmental learning, acquisition of values and development of new skills. The reflexive action obtained after this formative process motivated the participants to “dream” a little more and to glimpse the possibility of becoming protagonists of the history of the place where they live, with the routing of projects proposed by themselves.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15694
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