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Título: Análise e mineração de dados dos cursos de pós-graduação do ensino à distância da UTFPR – Câmpus Medianeira
Autor(es): Silva, Valdeir Luiz da
Orientador(es): Cardoso, Cesar Alfredo
Palavras-chave: Educação aberta
Ensino superior - Pesquisa
Evasão universitária
Open learning
Education, Higher - Research
College dropouts
Data do documento: 16-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Valdeir Luiz da. Análise e mineração de dados dos cursos de pós-graduação do ensino à distância da UTFPR - Campus Medianeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A grande quantidade de dados produzido pelo uso dos sistemas de informação demanda sistemas adequados para exploração destes dados. A área de mineração de dados tem este propósito, porém é necessário seguir uma metodologia completa e sistemática para não pôr em risco a credibilidade do conhecimento obtido. Algumas técnicas e métodos disponíveis para mineração de dados foram experimentadas e aplicadas ao imenso volume de dados produzidos pelos acadêmicos de pós-graduação na modalidade de ensino à distância da UTFPR do período de agosto de 2014 a agosto de 2015, com objetivo de prever uma possível evasão de um aluno, que utiliza o sistema Moodle em um curso de Ensino à Distância. Constatou-se para este caso singular o melhor classificador como sendo o algoritmo J48 pela razão de obter uma acurácia de 81,29% nas 1048 instâncias analisadas.
Abstract: The large amount of data produced by the use of information systems demand adequate systems for exploiting these data. The data mining area has this purpose, but is must follow a complete and systematic methodology to not jeopardize the credibility of the obtained knowledge. Some methods and techniques available for data mining have been experienced and applied to the immense volume of data produced by postgraduate students in teaching distance mode of UTFPR the period August 2014 to August 2015. The objective to provide for a possible evasion of a student, who uses Moodle system at a Distance Learning course. Was found in this singular case the best classifier as the J48 algorithm considering of it obtained an accuracy of 81.29% in 1048 instances analyzed.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15701
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