Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15706
Título: As TICs no documento BNCC: a química nesse contexto
Título(s) alternativo(s): The TIC in the BNCC document: chemistry in this context
Autor(es): Mucin, Danielle
Orientador(es): Guerrini, Daniel
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Software educacional
Química - Estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular
Information technology
Educational software
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: MUCIN, Danielle. As TIC no documento BNCC: a química nesse contexto. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: É comum a reflexão sobre como as tecnologias vêm influenciando os hábitos da sociedade. Estamos imersos na era digital, e é cada vez menos uma questão de adesão, mas de adaptação para aqueles que nasceram em outra geração, sem essa cultura digital que se consolida. Dentro dessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta pelo Ministério da Educação (MEC) trás alguns apontamentos sobre o uso das tecnologias na Educação brasileira. O objetivo desse trabalho foi analisar a natureza desses apontamentos no Ensino de Química. A abordagem do trabalho foi qualitativa com análise documental. A BNCC é um documento oficial que veio sendo construído desde 2014 e recentemente teve sua 3° versão disponível e homologada. Este serve para estabelecer a base comum com conteúdos mínimos de direito de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e para expor competências e habilidades, compreendidas em unidades temáticas, a serem desenvolvidas nos estudantes. A partir dessa base, as escolas devem organizar seu currículo e sua proposta pedagógica. Após análise do documento observou-se uma lacuna a respeito do uso das TIC no Ensino de Química, pois toda parte do Ensino Médio não está bem estruturada. Buscaram-se autores que fazem essa discussão para preencher a lacuna identificada, trazendo exemplos de softwares educacionais que possam auxiliar professores do Ensino Médio de Química.
Abstract: It is common to reflect on how technologies have influenced the habits of society. We are immersed in the digital age, and it is less and less a matter of adhesion but of adaptation for those born in another generation without this consolidating digital culture. Within this perspective, the Common National Curriculum Base (BNCC), proposed by the Ministry of Education (MEC) brings some notes on the use of technologies in Brazilian Education. The objective of this work was to analyze the nature of these notes in Chemistry Teaching. The work approach was qualitative with document analysis. The BNCC is an official document that has been built since 2014 and recently had its 3rd version available and approved. This serves to establish the common ground with minimum learning rights content of students of Basic Education and to expose competences and skills, comprised in thematic units, to be developed in students. From this basis, schools should organize their curriculum and pedagogical proposal. After analyzing the document, there was a gap regarding the use of TIC in Chemistry Teaching, since all of High School is not well structured. Authors who make this discussion were sought to fill the gap identified, bringing examples of educational software that can help chemistry high school teachers.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15706
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2019_2_03.pdf455,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.